AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Solenidade marca início de programa voltado à segurança alimentar em Porto Alegre

Nesta edição, serão, ao todo, 236 entidades atendidas – 220 instituições constituídas, além de comunidades indígenas e quilombolas

O produtor rural Luiz Toneze mostrou satisfação ao participar, na manhã desta quarta-feira (8), da abertura oficial da edição 2023 do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) de Porto Alegre. A solenidade ocorreu na sede do Sesc Comunidade.

Toneze compartilhou a experiência da participação da edição do ano passado do Programa que visa estimular a agricultura familiar com a aquisição de alimentos dos produtores, e depois distribui-los às entidades assistenciais que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade social na Capital. 

“No ano passado, tivemos uma pequena verba. Em 2023, temos uma demanda maior, mais pessoas envolvidas e é uma satisfação muito grande saber que aquele alimento que talvez sobrasse e servisse de adubo, foi parar com pessoas que souberam aproveitar. Essa consolidação é uma grande vitória, de reconhecimento da agricultura em Porto Alegre, mas que também nos permite planejar e crescer”, sublinhou.

O PAA é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre desde o ano passado a partir de uma emenda parlamentar, em parceria com o Mesa Brasil Sesc, o Banco de Alimentos e a Emater. Nesta edição, serão, ao todo, 236 entidades atendidas – 220 instituições constituídas, além de comunidades indígenas e quilombolas. A estimativa é de que sejam contempladas mais de 40 mil pessoas de diferentes localidades de Porto Alegre.

Da parte do Paço Municipal, foram destinados R$ 350 mil. Com o valor, 37 produtores habilitados fornecerão frutas, hortaliças diversas, verduras, mel e outros alimentos ao Programa.

Manifestações

A  Smgov (Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política), pasta através da qual a prefeitura de Porto Alegre atua no Programa, esteve representada na solenidade e destacou o fato de a iniciativa trazer fomento ao agricultor.  “Essa cadeia não estava organizada e, além da segurança alimentar, a medida é fomento puro, pois é uma garantia de que haverá a plantação e que poderão ser feitas as entregas. Esse é um programa que veio para ficar”, ressaltou o secretário Cassio Trogildo.

A Emater corroborou a opinião de Trogildo. “Para os produtores isso faz muita diferença, assim eles conseguem se programar com segurança de mercado e ter um melhor planejamento”, disse a supervisora da Região Metropolitana da Emater, Ana Spinelli.

Por fim, o Sesc destaca o movimento da cadeia produtiva como um todo. “o Programa com a Prefeitura permite que toda a cadeia gire e que milhares de pessoas recebam complementações nutritivas para as suas refeições e assim tenham uma maior segurança alimentar”, garante o diretor do Sesc Comunidade, Daniel Sperb.

Rede de solidariedade

O Mesa Brasil Sesc liga doadores e instituições, realizará a distribuição às entidades assistenciais cadastradas, garantindo que os donativos cheguem à mesa dos necessitados. A iniciativa é uma rede de solidariedade coordenada pelo Sesc/RS e atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. 

Em Porto Alegre, o projeto é coordenado pelo Sesc Comunidade, que atende no telefone (51) 3224-1268 ou através do WhatsApp (51) 98969-5605.