Alerta

INMET publica alerta de tempestade em todo RS entre sexta e sábado

Conforme o instituto de meteorologia, há condições para ocorrência de fortes temporais em qualquer região do Estado.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade em todo o Rio Grande do Sul. A formação de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica pode ocasionar temporais no território gaúcho, em Santa Catarina, no Paraná, parte de São Paulo e parte do Mato Grosso do Sul. A advertência, na cor laranja, é válida entre a manhã desta sexta-feira (3) e as 23h59 de sábado (4).

Conforme o instituto de meteorologia, há condições para ocorrência de temporais fortes no Estado. Há possibilidade de precipitações excessivas, com acumulados entre 50 a 100 milímetros por dia. Um volume de chuva desta monta em pouco tempo pode levar a ocorrência de alagamentos, queda de árvores e até deslizamentos de terra.

Os ventos também podem ser intensos, alcançando de 60 a 100 quilômetros por hora. Vendavais podem ocasionar queda de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores e postes de transmissão.

A advertência para o risco de queda de granizo. As pedras de gelo podem ocasionar danos em telhados de residências, prédios públicos e em plantações, muitas delas já fragilizadas por causa da estiagem que atinge o Rio Grande do Sul.

O órgão recomenda que, em caso de temporal, as pessoas evitem sair até a passagem da tempestade. Em caso de rajadas de vento, deve se evitar busca de abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Também não é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É prudente evitar abrigo próximos de muros, pois estes podem ceder por causa do vento forte ou pela queda de árvores, galhos ou postes. Em caso de raios, não busque abrigo debaixo de árvores. Lojas, entradas de prédios e até mesmo o carro são mais seguros para buscar abrigo.

O que diz a previsão do tempo

Conforme a previsão, o tempo instável vai predominar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (3), com chance para ocorrência de temporais. As chuvas seguem atuando, devido à influência de uma área de baixa pressão. as instabilidades vão atuar durante todo o dia, trazendo pancadas de chuva, em regiões como Fronteira Oeste, região da Campanha, região Noroeste e região Norte do Estado.

Na madrugada e manhã de sábado (4), as instabilidades continuam atuando na metade oeste, avançando para as demais regiões ao longo do dia. As tempestades se intensificam sobre o Norte e Nordeste, trazendo acumulados expressivos no Noroeste e faixa norte. As rajadas de vento ganham força na metade norte, ficando variando entre 50 e 70 km/h.