FALTA D'ÁGUA

Serviço do Dmae pode causar desabastecimento em bairro de Porto Alegre

A programação pode ser alterada por motivos técnicos ou climáticos

Um serviço do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) vai realizar uma intervenção operacional no bairro Petrópolis nesta quarta-feira (29). A programação pode ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

A obra é de implementação de rede nova em um empreendimento residencial e comercial. Poderá faltar água em parte do bairro a partir das 8h30.

Serão realizados entroncamentos de rede na avenida senador Tarso Dutra em dois pontos: esquina da rua Gutemberg e da rua Dr. José C. Bernardes. A previsão é normalizar o abastecimento ainda na noite de quarta-feira.

A Prefeitura informa que, em paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas que podem estar nas paredes internas da tubulação. Segundo o Dmae, elas não são prejudiciais à saúde

Se o aspecto normal da água demorar a voltar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.

Tarifa social

Na segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou o Projeto de Lei Complementar 001/2023. O texto revoga a isenção da tarifa social para os consumidores enquadrados na categoria de tarifa social no período em que vigorasse o decreto de calamidade pública decorrente da pandemia na Capital.

Com a revogação, a partir de maio voltará a ser cobrada a tarifa social de R$ 33,33 (água e esgoto) ou de R$ 18,52 (somente água), aos consumidores que se enquadrem na tarifa social e possuam consumo até 10m³/mês.

O texto da proposição argumenta que em razão da pandemia mundial, a União, Estados e Municípios decretaram estado de calamidade pública e determinaram políticas emergenciais de enfrentamento à crise, dentre elas, a isenção ou descontos nas tarifas de água e esgoto, como feito no âmbito do município. Estas medidas emergenciais adotadas pelos gestores públicos, no entanto, tinham caráter provisório.