VALE DO TAQUARI

Segunda etapa de restauro da Casa Vidal é entregue em Taquara

Na Casa Vidal, em Taquara, será instalado o Museu Municipal Adelmo Trott, projeto que já está em andamento.

Fachada da Casa Vidal em Taquara. Foto: Rafael Varela/Divulgação

As obras de restauro e revitalização da segunda etapa da Casa Vidal, em Taquara, no Vale do Paranhana, foram entregues nesta sexta-feira (17).

A cerimônia contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e da prefeita de Taquara, Sirlei Silveira.

Essa fase do projeto contemplou a execução da cobertura do prédio principal, a colocação de estruturas internas e do elevador, além da escavação do porão para a instalação do equipamento.

Segundo a Sedac (Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul), as obras receberam um investimento de R$ 1,06 milhão via Lei de Incentivo à Cultura.

“Este é um bem cultural que guarda memórias que desejamos cultivar. A Casa Vidal é um patrimônio municipal de grande valor histórico, arquitetônico e afetivo para a comunidade taquarense e para os gaúchos. Na Sedac, zelar pelo patrimônio é um compromisso central e motivo de celebração”, pontuou a secretária da Cultura.

A cerimônia contou ainda com a participação da secretária de Estado adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, e do cônsul geral da Alemanha, Milan Simandl.

Próximos passos

Na Casa Vidal será instalado o Museu Municipal Adelmo Trott, projeto que já está em andamento. Após concluída a restauração, a Casa Vidal irá abrigar o acervo do Museu Municipal, o Arquivo Municipal e a Biblioteca Pública Municipal, além de salas para oficinas culturais, para exposição museológica, de apoio para atendimento ao público em geral e cafeteria.

O investimento total da obra, considerando a primeira e segunda etapa de restauro e a fase que compreende o edital de museus, soma aproximadamente R$ 6 milhões.

Sobre a Casa Vidal

A Casa Vidal é o patrimônio arquitetônico mais antigo de Taquara. Foi construída na segunda metade do século XIX, em 1882, pelo coronel Jorge Fleck, que governou Taquara como intendente.

A casa foi edificada com tijolos unidos com pó de conchas marinhas vindas de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (atual cidade de Osório). Alguns anos mais tarde a casa comercial foi adquirida por José Júlio Muller, figura política taquarense.

No estabelecimento eram comercializados tecidos e ferragens, tornando-se um local de referência para os viajantes que chegavam na cidade. O prédio passa por restauro em sua edificação desde 2018.