previsão do tempo

Segunda de sol, calor e pancadas de chuva isoladas no RS

A semana vai começar com sol, calor e pancadas de chuva isoladas no Rio Grande do Sul, indica a previsão do tempo. Uma massa de ar seco continua predominando em grande parte do Estado. O tempo deve mudar a partir de terça-feira (14) em parte do RS.

Conforme a previsão, a segunda-feira vai começar com tempo firme em todas as regiões do Estado. Na primeira parte do dia, o sol predomina, mesmo que seja acompanhado de algumas nuvens.

As temperaturas sobem ao longo da manhã e passam facilmente dos 30°C. O forte calor propicia a formação de áreas isoladas de chuva entre as regiões da Fronteira Oeste, Noroeste, Norte, Vales e Serra gaúcha.

Em Gravataí, na região metropolitana, a previsão indica predomínio de sol ao longo do dia. As temperaturas variam entre os 20°C e 34°C. No município de Pirapó, na região Noroeste, há previsão de chuva no decorrer da segunda-feira. Mínima de 22°C e máxima de 36°C.

Na Fronteira Oeste, Quaraí tem previsão de tempo aberto e sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre 20°C nas primeiras horas da manhã e 38°C à tarde. Na Serra, Farroupilha tem mínima de 15°C e máxima de 30°C, com possibilidade de pancadas de chuva, especialmente entre a tarde e a noite.

Entre a madrugada e a manhã de terça-feira, ainda deve ter instabilidade na faixa Oeste do RS. A partir da tarde, a previsão indica que as instabilidades devem ganhar força, favorecendo as pancadas de chuva em praticamente todas as regiões gaúchas. Há risco de temporais isolados na metade Oeste, especialmente no Noroeste gaúcho.

A tendência é que as instabilidades sigam atuando em parte do estado na quarta-feira (15).