RECONHECIMENTO

Santa Casa de Porto Alegre é o único hospital brasileiro finalista em premiação

Foram avaliados 115 projetos de 27 países de todos os continentes, e a Santa Casa de Porto Alegre está entre os 13 finalistas.

Foto: Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/Divulgação (Arquivo)

A Santa Casa de de Misericórdia de Porto Alegre é o único hospital brasileiro finalista em premiação europeia;

Concedido anualmente pelo Centro Europeu de Saúde Baseada em Valor, o prêmio VBHC 2023 está em sua 10ª edição. Ele tem como objetivo reconhecer os projetos que adotaram uma linha de pensamento fundamentalmente nova na criação de valor para os pacientes em termos de resultados que importam para o paciente, custo real, colaboração entre diversas áreas e uma linguagem comum.

“Ser nominado finalista de um prêmio que destaca melhorias inovadoras e excepcionais na área da saúde é um grande orgulho. Saímos da teoria para um exemplo prático de que é possível termos cases de sucesso que, além de impactarem positivamente a experiência do paciente, ajudam a manter a sustentabilidade do sistema de saúde”, disse Gisele Nader Bastos, diretora de operações da Santa Casa.

“E isso se dá pelo trabalho colaborativo entre instituições hospitalares, médicos, equipe multiprofissional, prestadores de saúde suplementar e indústria farmacêutica”, ressaltou;

“Isso mostra a assertividade de nosso trabalho, criando oportunidades para novas conexões e spin-offs para novas melhorias, daí a importância deste prêmio. Para se ter uma ideia, neste ano foram avaliados 115 projetos de 27 países de todos os continentes, e estamos entre os 13 finalistas”, concluiu Gisele.

A próxima etapa do prêmio inclui uma votação pública, que pode ser acessada neste link.

Saiba mais sobre o case finalista:

IPU – Unidade de Prática Integrada

Para implementar a agenda de valor, um programa de saúde baseado em valor para Síndrome Metabólica e Obesidade foi implementado no Centro de tratamento para paciente metabólico e obeso (CTO) da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Motivada pela sustentabilidade da saúde e pelo foco no paciente, a instituição construiu uma agenda de valor que abrange cinco elementos que se reforçam mutuamente: a unidade integrada de prática (IPU), resultado e medição de custo para cada paciente, pacote de pagamento para o ciclo de atendimento, sistemas integrados de prestação de cuidados com diferentes partes interessadas e soluções digitais para apoiar todas as proposições de valor em 5 diferentes dimensões (monitoramento, resultados, custos TDABC, engajamento do paciente, benchmark internacional).

A criação da UIP permite ao CTO redesenhar a jornada do paciente melhorando o manejo clínico dos pacientes com ampliação de agendas e profissionais multidisciplinares envolvidos. O tempo para encaminhar para a segunda linha de tratamento (gerenciamento cirúrgico) também foi otimizado por meio de uma forte abordagem clínica com discussões de casos semanais.

O paciente é então encaminhado pela instituição e uma vez encaminhado, o Bari+ tem um papel importante para dar protagonismo ao paciente na tomada de decisão.

Além disso, os protocolos de atendimento médico são gerenciados pelo setor de Qualidade e os pacientes são acompanhados durante o trajeto pelo Escritório de Valor da Instituição.