REGIÃO METROPOLITANA

Santa Casa inaugura nova área de Ensino e Pesquisa em Gravataí

Salas de prescrição, de estudo e de reuniões, além do estar médico, fazem parte da nova estrutura do hospital em Gravataí.

O lançamento contou com a presença de autoridades e dirigentes da Santa Casa de Misericórdia. Foto: Divulgação/Santa Casa

A Santa Casa inaugurou, na manhã desta terça-feira (28), a nova área de Ensino e Pesquisa e de Relacionamento com o Corpo Clínico em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Segundo a Santa Casa, o objetivo é trazer mais médicos, produzir conhecimento e ampliar a cobertura de saúde do Hospital Dom João Becker.

Com espaço praticamente quadriplicado, o local será base para professores e médicos residentes das universidades parceiras interagirem com os demais integrantes do corpo clínico.

Salas de prescrição, de estudo e de reuniões, além do estar médico, fazem parte da nova estrutura. O Ensino e Pesquisa saiu dos, até então, 30m² no quarto andar para um novo espaço moderno e tecnológico de 116m² do sexto andar do Hospital Dom João Becker.

“Desde 2021, sentíamos a necessidade de ampliar esse setor. Nossa parceria com as universidades cresceu de dois anos para cá e muitos médicos chegaram ao Dom João Becker. É fato que o hospital que tem área de ensino cresce nos indicadores de qualidade, pois professores de medicina altamente gabaritados passam a viver o dia a dia e tem a responsabilidade de transmitir a excelência do ensino aos residentes”, afirmou o diretor médico do Hospital Dom João Becker, Fernando Issa.

Segundo ele, todos ganham nesse processo: hospital, universidades e, principalmente, os pacientes.

Programas

No momento, o Dom João Becker conta com quatro programas de residência médica: ginecologia e obstetrícia, medicina interna, cirurgia geral e medicina intensiva.

Agora, com a reestruturação, será possível ampliar para outras especialidades. “Desde a sua criação, há 219 anos, a Santa Casa tem o ensino e pesquisa em sua essência, tanto que os melhores profissionais da medicina do Estado atuam ou atuaram em algum momento de suas carreiras em nosso complexo hospitalar. Estamos muito felizes em ampliar a estrutura destinada a esse importante segmento, trazendo uma cultura da Santa Casa para Gravataí”, afirma o superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Weston.

De acordo com Weston, uma “espiral do bem” é gerada a partir dos programas de residência, pois professores e alunos acabam motivando ainda mais os médicos que já atendem no hospital.

Foto: Divulgação/Santa Casa