Chuva, vento e granizo

Rio Grande do Sul tem mais de 20 mil pontos sem luz após temporais

Até o momento, os problemas estão concentrados na área de concessão da RGE Sul, que é administrada pela CPFL Energia.

A chuva forte que atingiu a região metropolitana de Porto Alegre deixam milhares de clientes sem luz no Rio Grande do Sul. Até o momento, os problemas estão concentrados na área de concessão da RGE Sul, que é administrada pela CPFL Energia. Na área da CEEE Grupo Equatorial, são registrados problemas “pontuais”.

Conforme a concessionária, são 23 mil pontos sem energia, concentrados em municípios da região metropolitana. A cidade mais afetada é Gravataí, mas não há informações de quantas unidades consumidoras são afetadas.

A RGE Sul afirma que os problemas foram causados pelos ventos e descargas elétricas. A empresa diz que tem equipes mobilizadas para restabelecer os problemas na rede de distribuição, mas não oferece prazo para restabelecimento do serviço.

Na área da CEEE Equatorial, são registrados “casos pontuais” na rede. Equipes estão trabalhando para restabelecimento “dentro da normalidade e sem grande contingência”.

Por causa dos cortes de energia elétrica, bairros de Porto Alegre podem ter falta de água. A ETA (Estação de Tratamento de Água) São João ficou parada por mais de 2h30 por falta de energia elétrica. A energia já foi restabelecida, mas os bairros Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Humaitá, Jardim São Pedro, Navegantes, Passo d’Areia, São Geraldo, São João e Farrapos podem ter baixa pressão ou interrupção pontual no abastecimento.

O mesmo problema foi registrado na ETA Menino Deus. Os bairros Azenha, Centro, Cidade Baixa, Medianeira, Menino Deus,Praia de Belas, Santana podem ter baixa pressão nas torneiras.

No bairro Vila Nova, também pode ocorrer falta de água. A EBAT (Estação de Bombeamento de Água Tratada) São Jorge II parou devido a falhas nos grupos de motor-bomba. Técnicos estão no local. Já os bairros Cristal e Santa Teresa também podem registrar interrupção no abastecimento por falta de energia nas EBATs Santa Teresa 2 e 3.