PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA

Assinada ordem de serviço para início de restauração no Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos

O museu foi criado em 1986 para preservar a história da exploração do carvão e da vida dos trabalhadores mineiros.

Imagem do complexo do Museu Estadual do Carvão em Arroio dos Ratos. Foto: Solange Brum/Ascom Sedac

A Sedac (Secretaria de Estado da Cultura) informou que foi assinada nesta sexta-feira (10) a ordem de serviço que autoriza o início das obras de recuperação do Museu Estadual do Carvão em Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera do Rio Grande do Sul.

O contrato foi firmado entre a Sedac e a Toro Engenharia Ltda, com assinatura da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, da diretora administrativa da pasta, Denise Gress, e do representante da empresa, Vinicius Restori.

“O governo do Estado, por meio do programa Avançar na Cultura, investirá R$ 2,5 milhões em quatro intervenções básicas: restauração do prédio do auditório, do pavilhão da usina e da entrada de energia para o parque, e reforma e transformação da casa de vigilância em uma cafeteria”, disse a Sedac.

“Na Sedac, este é um museu atípico, porque possui muitas estruturas. Temos aqui ruínas de parte da usina, que precisam passar por consolidação, e também um prédio que abrigava o Festcarbo – importante festival de teatro para a Região Carbonífera. Hoje esse espaço não pode ser utilizado, mas, numa próxima etapa de investimentos, queremos devolver à comunidade este outro prédio do complexo”, ressaltou Beatriz.

O diretor de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, ressaltou o valor histórico que o museu tem para o país.

“Esse investimento é o resultado de um esforço de muitos anos, para que pudéssemos conseguir recursos para iniciar o processo de recuperação e restauração desse complexo que é tão importante. Apesar de ser um museu estadual, também é muito relevante em nível nacional. No prédio onde hoje está a exposição museológica funcionou a primeira termelétrica do país”, pontuou Hann.

Construída pela Companhia Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo, a usina operou no local entre 1924 e 1956. Essa estrutura já havia sido restaurada em 1994.

A previsão é que as obras sejam concluídas em 180 dias. Nesse período, por questões de segurança, os prédios que serão recuperados ficarão isolados. Mas a área externa do museu seguirá aberta para visitação pública.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. O complexo está localizado na Rua Professora Silvana Narvaez, 61, em Arroio dos Ratos.

Sobre o museu

No dia 31 deste mês, o Museu Estadual do Carvão completa 37 anos. Ele foi criado em 1986 para preservar a história da exploração do carvão e da vida dos trabalhadores mineiros.

A instituição é referência do patrimônio histórico e cultural da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul, com acervo museológico e arquivístico.

A sede do Arquivo Histórico da Mineração recebeu uma obra de conservação em 2021, por meio do Sistema Pró-cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com patrocínio da companhia de mineração Copelmi.

Os recursos garantiram a preservação de um bem tombado em âmbito estadual, e o acesso, por parte dos pesquisadores, ao acervo documental.