GAUCHÃO 2023

"A bola pune", diz Renato Gaúcho após Grêmio perder para o Ypiranga

Grêmio perdeu de virada do Ypiranga e fica em desvantagem na semifinal do Gauchão.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio perdeu a invencibilidade em 2023. Na tarde deste domingo (19), Tricolor entrou em campo no Colosso da Lagoa, em Erechim, para enfrentar o Ypiranga, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Gaúcho 2023.

O time do técnico Renato Renato Gaúcho, que disputou o confronto com as camisas estampando às costas o nome de Lucas Leiva, ele anunciou o encerramento de sua carreira na última sexta-feira, acabou superado pelos donos da casa por 2 a 1 e decide vaga na Arena, no próximo sábado, às 16h30, na Arena.

Apesar da posse de bola ser maior dos donos da casa na primeira etapa, a efetividade foi gremista. Logo aos 5 minutos de jogo, o Grêmio chegou com perigo depois de uma grande jogada entre Bitello e Luis Suárez.

O meia aproveitou erro adversário e acionou o uruguaio, que estava dentro da área. Ele finalizou, obrigando grande defesa de Caíque. Mas aos 12 minutos do primeiro tempo, depois de algumas insistências, o Grêmio o placar.  Suárez recebeu na meia-direita um passe de Pepê e ficou na cara com o goleiro adversário, mandando cruzado, no canto direito, 1 a 0.

A melhor chance do Ypiranga no primeiro tempo ocorreu aos 33 minutos, quando MV foi lançado no ataque e finalizou, mandando à esquerda do gol defendido por Adriel, para fora.

Aos 39 minutos da primeira etapa, Ferreira invadiu a área, foi a linha de fundo e acabou sofrendo pênalti. Suárez bateu, mas Caíque voou no canto esquerdo, à meia altura, para defender a cobrança do uruguaio.

Segundo tempo

Nos primeiros minutos do segundo tempo, o Grêmio foi melhor. Mas aos poucos o Erechim mudou a postura dentro de campo e acabou crescendo dentro da partida.

Aos 12 minutos da segunda etapa, os donos da casa ameaçaram com Matheusinho, acionado na linha de fundo, ele mandou no canto esquerdo de Adriel, mas a bola foi para fora.

Aos 20 minutos, o Ypiranga chegou com Matheusinho na área, que ao dividir com Kannemann, caiu no gramado, pênalti assinalado. Erick foi para a cobrança e mandou forte para o fundo das redes, deixando tudo igual, 1 a 1.

Após o com de empate o  Ypiranga continuou melhor na partida. Aos 30 minutos do segundo tempo, só não virou porque parou em Adriel. Matheusinho invadiu a área em velocidade e chutou cruzado, para grande defesa do goleiro gremista que, de imediato, pegou o chute de Erick, no rebote.

Próximo dos 40 minutos, em outro auxílio do VAR, o Ypiranga teve mais um pênalti marcado. Após cobrança de escanteio, Islan desviou para o gol e Adriel, que realizou outra grande defesa, no lance o VAR viu mão de Kannemann. Ele foi penalizado com o segundo cartão amarelo e terminou expulso da partida.

Na cobrança, Erick converteu a chance e fez a alegria dos mais de 9 mil torcedores do Ypiranga no Colosso da Lagoa.

Com o resultado, o Ypiranga precisa de um empate para garantir a vaga na final.

Coletiva

Na coletiva, Renato ressaltou que o Grêmio foi punido pelos lances desperdiçados, principalmente no primeiro tempo.

“Tivemos oportunidades, mas desperdiçamos e a bola pune. No segundo tempo o adversário cresceu e agora temos mais 90 minutos para decidir em casa”, disse o treinador do Grêmio.

Ao ser questionado sobre as oportunidades perdidas, Renato reclamou do gramado. “São jogadores importantes, não é desculpa, mas o campo também não ajudou”, ressaltou. “No primeiro tempo desperdiçamos oportunidades, tivemos as lesões, mas vamos ter mais 90 minutos para decidir a classificação”, completou.

O técnico do Ypiranga, Luizinho Vieira, também conversou com os jornalistas após o jogo. Ele comentou sobre a atuação do time de Erechim.

“Fizemos um grande jogo, tenho que enaltecer o trabalho que tem sido feito aqui, procurei ser agressivo, e cabe elogiar o grupo do Ypiranga por não perder a concentração após tomar o gol”, disse.

“É uma semana decisiva, precisamos acreditar na classificação, estamos vivos, mas o Ypiranga tem o seu jeito de jogar, o Grêmio é muito forte na Arena”, ressaltou Luizinho.