ATRAÇÕES

Divulgada programção da Femaçã, em Veranópolis

A edição da Femaça deste ano ocorre de 14 a 16 e de 20 a 23 de abril, no Parque de Exposições José Bin, em Veranópolis.

Imperatriz Taís Munaretti e princesas Gisele Rebelatto da Fonseca e Angélica Verruck estão divulgando a XI Femaçã em mais de 40 municípios gaúchos. Foto: Abraão Frainer/Divulgação

A um mês da abertura da XI Femaçã (Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial) de Veranópolis os visitantes já podem se programar para uma série de shows, palestras, exposições, torneios esportivos e tudo o que envolve um dos principais eventos da Serra Gaúcha.

A edição deste ano ocorre de 14 a 16 e de 20 a 23 de abril, no Parque de Exposições José Bin, na cidade reconhecida como Berço Nacional da Maçã e Terra da Longevidade. A abertura oficial será no dia 14 às 10h30min, no palco Gala, no Ginásio Municipal Leonir Farina, com a trilha sonora da Orquestra de Sopros e do Coro da Associação Musical de Veranópolis.

O acesso ao parque vai das 10h às 22h, exceto no domingo, que abre no mesmo horário, mas com fechamento às 20h. Os ingressos serão comercializados no local, por R$ 10, e incluem também a entrada para os shows regionais.

Para as apresentações nacionais, os bilhetes devem ser adquiridos à parte, com valores a partir de R$ 40, à venda no site. No total, são esperados 60 mil visitantes em sete dias de programação, repetindo o número da última edição da Femaçã, em 2019.

Com o mote “Um doce desejo”, neste ano o público poderá conferir os mais de 130 expositores, sendo cerca de 60% de negócios locais, além de três palcos para shows, palestras e atrações culturais e duas praças de alimentação.

Entre os destaques da festa está o espaço destinado às comunidades do interior de Veranópolis, que celebram os 125 anos de emancipação do município, e a homenagem ao agricultor José Bin, pioneiro no cultivo da maçã no Brasil.

Shows nacionais e outras atrações

Logo no primeiro fim de semana, o destaque é para o show nacional com César Menotti e Fabiano, no sábado (15), às 23h30min, no palco Gala, localizado no Ginásio Municipal Leonir Farina, junto ao Parque de Exposições José Bin. A dupla apresenta o espetáculo “Os Menotti”, com os maiores sucessos da carreira.

Outras atrações que vão movimentar os primeiros dias da XI Femaçã são voltadas ao público da melhor idade. No Espaço da Longevidade vai ocorrer a oficina de Sensibilização Hospital Amigo do Idoso, no dia 14, e o lançamento do livro “As Lições do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida”, também no dia 14, com sessão de autógrafos dos autores, os médicos Emílio Moriguchi, João Senger e Berenice Werle.

Na área ainda serão realizados bate-papos e workshops sobre a importância da atividade física para o envelhecimento saudável.

Além das palestras, a melhor idade também terá momentos de lazer e descontração, com o show “Femaçã 60+ Talentos que Encantam”, em que os longevos soltarão a voz em dois dias de programação, e arrastando o pé no baile com o grupo Os Mensageiros, no dia 20.

Os amantes da combinação de veículos vintage com rock n’ roll também já têm compromisso marcado para o primeiro domingo (16) da XI Femaçã. É o Encontro de Carros Antigos com shows das bandas Hell Tempest, Red Train, White Hawks e Guerrilla, que ocorre a partir das 8h, no Aeroclube de Veranópolis, a poucos metros do Parque Exposições José Bin.

No mesmo dia, às 15h, a Femaçã recebe o espetáculo com o Mágico Kronnus, no palco Gala. E para encerrar a programação do primeiro fim de semana da festa, também no dia 16, destaque para a apresentação do renomado músico gaúcho João Luiz Corrêa, às 19h30, no palco Gala.

Já a segunda semana da XI Femaçã começa em grande estilo, com a dupla pop Claus e Vanessa, que se apresenta na quinta-feira (20), às 22h, no Ginásio Leonir Farina.

Na sexta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes, ocorre a grande final do 2º Femaçã Kids, que nesta edição, além de mostrar os talentos dos estudantes de Veranópolis, foi ampliado para alunos das cidades vizinhas de Fagundes Varela e Vila Flores. O concurso será as 15h, no palco Gala.

Principal atração do segundo fim de semana da XI Femaçã, o mineiro Alexandre Pires promete reunir uma legião de fãs com seu “Baile do Nego Véio”. O show ocorre no sábado (22), às 23h30min, no palco do Ginásio Leonir Farina.

Para fechar com chave de ouro a 11ª edição da festa, no domingo (23), às 19h, o projeto Abba Experience apresenta seu espetáculo, também no Ginásio Leonir Farina.

Outros shows de destaque nas duas semanas de programação de XI Femaçã são do projeto The Beatles no Acordeon (dia 14), do Quarteto de Jazz Salvagni (dia 15), da cantora Luiza Barbosa (dia 21) e da lendária banda Barbarella (dia 21).

A festa ainda abre o palco, no dia 20, para o momento gospel com Joel e Daiane no show com Carlos Magrão, reconhecido pela trajetória de sucesso quando fazia dupla com o também cantor Osvaldir.