CONTAS A PAGAR

Primeira parcela do IPTU de Porto Alegre vence nesta quarta

Parcelamento é automático para quem não quitou o IPTU em cota única.

Termina nesta quarta-feira (8) o prazo para o pagamento da primeira parcela do IPTU 2023 de Porto Alere. O parcelamento, em até dez vezes, é automático para quem não quitou o imposto territorial urbano em cota única. Não há envio dos carnês para a residência dos moradores.

Mas o porto-alegrense não tem direito a escolher o número de parcelas. A quantidade está relacionada ao valor mínimo exigido. Os documentos vencem sempre no oitavo dia de cada mês, ou no primeiro dia útil após esta data, em caso de fim de semana.

Quem perder a data terá acréscimo de juros e multas, além da inscrição em dívida ativa e apontamento como inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito. A multa de mora para pagamento até o mês de vencimento é de 2%. Após o mês de vencimento, 10% de multa de mora, acrescido de pelo menos 1% por mês de atraso.

Como pagar o IPTU em Porto Alegre

Para pegar a guia de recolhimento do IPTU é preciso acessar o site da Prefeitura de Porto Alegre, através do Whatsapp (51) 3433-0156, opção 4  e no aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais AndroidiOS. Quem cadastrou o e-mail no site do IPTU Digital acessou os documentos e quem desejar ainda pode se cadastrar para receber mensalmente cada boleto.

Também é possível procurar o atendimento presencial na Loja da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, S/Nº), das 9h às 16h ou no Tudo Fácil Zona Norte, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e no sábado das 10h às 14h (terceiro andar do Bourbon Shopping Wallig – avenida Assis Brasil, 2611