COMBATE À VIOLÊNCIA

Porto Alegre terá nova delegacia especial de atendimento à mulher

O endereço previsto é a avenida Assis Brasil

A Polícia Civil anunciou para o mês de maio a inauguração de uma segunda Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) em Porto Alegre. O endereço previsto é a avenida Assis Brasil.

Para dar início aos atendimentos, a instituição aguarda a formação de uma nova turma de agentes da Acadepol (Academia da Polícia Civil), em abril, para somar recursos humanos à nova Deam. O objetivo, segundo a Polícia Civil, é que, cada vez mais, as vítimas de violência doméstica e familiar encontrem locais de apoio para romper o ciclo de violência.

“A ampliação do atendimento especializado significa uma ferramenta muito importante no combate à violência doméstica, visto que facilitará, ainda mais, o acesso das vítimas à Polícia Civil e à rede de apoio”, destacou a diretora da Divisão de Comunicação Social da Polícia Civil, a delegada Eliana Parahyba Lopes.

Para ela, ainda, a instalação de uma segunda Deam é necessária em Porto Alegre diante da volumosa demanda apresentada, sendo um momento de especial atenção da chefia de Polícia no enfrentamento à violência contra a mulher. 

Além do novo órgão policial que será inaugurado, a Polícia Civil já tem, em Porto Alegre, uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, com atendimento 24 horas, na rua Freitas de Castro, 720, junto ao Palácio da Polícia.

No Rio Grande do Sul, há 21 Delegacias da Mulher, além de 61 Salas das Margaridas (a mais recente inaugura neste 8 de março) e seis DPPGV (Delegacias de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis).