Obituário

Político de Nova Santa Rita morre após acidente com trator

Marcelino Muzykant tinha 69 anos. Foto: Progressistas / Divulgação

O político e empresário Marcelino Muzykant, de 69 anos, morreu ao se envolver em um acidente com trator em Nova Santa Rita, na região metropolitana. Ele foi candidato a prefeito do município em 2020 e ficou em segundo lugar na disputa.

De acordo com o CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do RS), Muzykant estaria recolhendo toras de madeira no momento em sua propriedade rural, no bairro Centro, quando o trator tombou sobre ele. O acidente ocorreu no fim da tarde de sábado (11).

Quando as equipes de resgate chegaram, por volta das 19h, a vítima já estava em óbito. Os bombeiros removeram o corpo para uma área segura, pois havia risco de o veículo se movimentar. O local foi isolado para a perícia.

Muzykant era proprietário de uma indústria de instrumentos cirúrgicos. Ele deixa esposa e duas filhas. O sepultamento está previsto para ocorrer às 18h deste domingo (12), no Cemitério Parque São Vicente, em Canoas. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

A prefeitura de Nova Santa Rita emitiu uma nota de pesar e cancelou eventos que estavam previstos para ocorrer neste domingo (12). Leia a íntegra abaixo:

LUTO

O Município de Nova Santa Rita manifesta pesar pelo falecimento do senhor Marcelino Muzykant, 69 anos, ocorrido neste sábado, 11 de março. Neste momento de dor, o governo municipal expressa as mais sinceras condolências por esta inestimável perda, e roga a Deus que conforte o coração dos(as) familiares e amigos(as).

Estão cancelados todos os eventos previstos para este domingo, dia 12 de março, inclusive o Festival de Talentos dos Servidores do município.

O Progressistas de Nova Santa Rita também emitiu uma nota de pesar. Leia a íntegra:

Com imenso pesar, cumprimos o dever de informar o falecimento de nosso presidente municipal Marcelino Muzykant, ocorrido no final da tarde deste sábado, 11/03.

Nascido em Encruzilhada do Sul, Muzykant veio de uma família pobre, formada por 10 irmãos. Desde criança trabalhou em lavouras e na lida com o gado como forma de auxiliar os pais e os irmãos no sustento da casa. Na juventude, mudou-se para Canoas, onde passou a trabalhar em uma empresa de metalurgia e voltou aos estudos, concluindo o antigo curso Ginasial no Colégio Maria Auxiliadora e se formando técnico em Contabilidade no Colégio La Salle.

Sempre dedicado e caprichoso no seu trabalho, logo aprendeu diversas técnicas no manejo do aço inoxidável, o que fez dar um passo a mais e decisivo na sua carreira profissional, que foi o ato de abrir o seu próprio empreendimento. Assim nasceu a Muzymed, indústria de instrumental cirúrgico referência que, com o tempo, conquistou a preferência dos maiores hospitais do Brasil por oferecer como diferencial um atendimento personalizado às necessidades dos médicos das mais variadas especialidades.

Casado com dona Laura e pai de duas filhas, Muzykant fixou morada em Nova Santa Rita, no início da década de 1990, onde passou a atuar fortemente na vida social e política da localidade. Inesquecíveis foram as festas de Natal, com direito a chegada do Papai Noel de helicóptero e distribuição de doces e brinquedos às crianças carentes da comunidade nova-santa-ritense, sem contar o Jantar dos Gourmets, que garantia fundos para manutenção de entidades assistenciais do município. Inesquecíveis também foram as três edições da Festa do Melão por ele coordenadas, sendo que em uma delas teve como atração o Rodeio de Barretos. Além disso, a comunidade lembra com carinho do projeto Criança, Pelotão Esperança, idealizado por Muzykant e pelo também saudoso Coronel Olympio, em parceria com o 3º Batalhão de Suprimentos do Exército Brasileiro, iniciativa que oferecia a pré-adolescentes da cidade cursos de capacitação e reforço escolar no contraturno de estudos. Sem contar, também, dos inúmeros bingos beneficentes, do apoio às festas religiosas da cidade, dentre outras ações de bondade praticadas.

Em 2020, após coordenar inúmeras campanhas políticas, resolver ele mesmo dispor de seu nome para concorrer a prefeito de Nova Santa Rita. Foi uma caminhada longa, árdua, mas muito gratificante, pois, apesar de ter ficado em segundo lugar no pleito, com a diferença de apenas 262 votos, Muzykant ampliou sua rede de amigos e estreitou ainda mais os laços com o povo de Nova Santa Rita, que, hoje, chora a sua precoce perda.

Como progressistas, seguiremos o seu legado e compromisso em defender uma política séria e responsável, pensando no bem-estar de cada cidadão e cidadã nova-santa-ritense. Que Deus te acolha de braços abertos, amigo Muzykant.