OPERAÇÃO DESCARO

Polícia Federal cumpre mandados no caso de trabalho escravo na Serra gaúcha

Até o momento foram identificadas seis pessoas envolvidas na prática do crime

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17), uma operação de combate ao trabalho escravo na região da Serra Gaúcha. O objetivo é aprofundar as investigações e coletar novos elementos de prova para esclarecimento dos fatos ocorridos em 22 de fevereiro, quando 207 vítimas submetidas à condição análoga a de escravo foram resgatadas.

Ao todo, na “Operação Descaro”, policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão. Seis em Bento Gonçalves e um em Garibaldi. Entre os objetos apreendidos na ação estão armas e munições.

Foto: Polícia Federal/Divulgação

No entanto, não há informações sobre prisões. Os mandados visam a obtenção de provas.

Até o momento foram identificadas seis pessoas envolvidas. Ela são alvo das medidas judiciais executadas na manhã de hoje e, segundo a PF, possivelmente integram uma organização criminosa voltada à prática do crime de submissão ao trabalho escravo.

Conforme as investigações, os trabalhadores eram recrutados em outros estados, principalmente na Bahia, por uma empresa prestadora de serviços de apoio administrativo. Os relatos indicam que as vítimas resgatadas estavam sem receber salários, contraiam dívidas com juros abusivos e tinham a sua liberdade de locomoção restringida, além de sofrerem agressões físicas.

Um dos mandados é acompanhado pela Corregedoria da BM (Brigada Militar). Na segunda feira (13), a BM já havia afastado um policial militar suspeito de envolvimento no caso. Entre as suspeitas está a prática de tortura.