PROGNÓSTICO

Outono: chuva aumentará gradualmente no decorrer da estação no RS

Em relação a temperatura, o outono no Rio Grande do Sul será marcado pela oscilação de dias mais quentes.

Imagem do Parque Witeck, em Novo Cabrais. Foto: Rosana Klafke/Agora RS

Na segunda-feira (20), mais especificamente às 18h25, começa o outono no Hemisfério Sul. Esse momento é conhecido como Equinócio de Outono: evento astronômico que marca o momento quando o sol cruza o equador celeste e neste dia o período da noite e do dia tem praticamente a mesma duração.

Segundo a Climatempo, no Rio Grande do sul, apesar da expectativa de alguns episódios de chuva mais significativos no decorrer da estação ainda se espera uma estação mais seca do que o normal.

Com isso o estado gaúcho ainda deve continuar em situação crítica, devido a estiagem e algumas áreas podem ter problemas para a instalação dos cultivos de inverno.

Porém, conforme a Climatempo, a expectativa é que a chuva aumente gradualmente no decorrer do outono, especialmente a partir de maio, o que deve garantir melhores condições de umidade nas lavouras entre o final do outono e o inverno.

Em relação a temperatura, o outono no Rio Grande do Sul será marcado pela oscilação de dias mais quentes, principalmente entre março e abril.