Ebat Cascatinha

Onze bairros de Porto Alegre podem ter falta de água

A água só deve retornar às torneiras a partir da tarde de sábado (18). O DMAE alerta que outros bairros poderão ser afetados ao longo do dia.

Foto: DMAE / PMPA, Divulgação

Uma tentativa de furto na rede elétrica afeta o abastecimento de água de 11 bairros das zonas sul e leste de Porto Alegre. A água só deve retornar às torneiras a partir da tarde de sábado (18), segundo o DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos).

Conforme o órgão municipal, a EBAT (Estação de Bombeamento de Água Tratada) Cascatinha, localizada próximo ao antigo Estádio Olímpico, sofreu uma tentativa de furto. As equipes identificaram que a tentativa de furto impactou toda a fiação de energia.

Inicialmente, será necessário trocar todo o cabeamento danificado do poste externo até uma parte interna da estação.

A estação de bombeamento acabou parando e técnicos do DMAE identificaram, por volta das 2h da manhã, o vandalismo. A fiação precisará ser reparada e ainda não há previsão para concluir o serviço.

Com a parada da estação, 11 bairros das zonas sul e leste terão falta de água: Santa Teresa, Medianeira, Nonoai, Vila Nova, Belém Velho, Aparício Borges, Partenon, Glória, Teresópolis, Cascata e parte do Santo Antônio. O DMAE alerta que outros bairros poderão ser afetados ao longo do dia.

Quando a água retornar

Em paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde que ficam nas paredes internas da tubulação. Se o aspecto normal da água demorar a voltar, o cliente deve solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.