Covid-19

Anvisa retira obrigatoriedade de uso de máscaras em aviões

Segundo Anvisa, decisão foi tomada "diante do cenário de redução de casos e óbitos por Covid-19 no Brasil e no mundo".

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial contra a Covid-19 em aeronaves e aeroportos de todo o Brasil nesta quarta-feira (1º). A partir de agora, o uso do dispositivo passa a ser apenas recomendado.

A decisão foi tomada “diante do cenário de redução de casos e óbitos por Covid-19 no Brasil e no mundo”.

“Para subsidiar a avaliação, a Agência elaborou uma nota técnica com dados epidemiológicos demonstrando queda no número de novos casos da doença, tanto no cenário nacional como no internacional, assim como a cobertura vacinal da população brasileira”, ressalta o comunicado.

A Anvisa ainda informa que a tripulação de cada voo será obrigada a fornecer máscara de proteção em caso de passageiro que apresentes sintomas e seja um “suspeito” de ter a doença.

A nota ressalta que outras medidas adotadas durante a pandemia continuarão em vigor, como o desembarque por fileiras para não haver aglomeração de pessoas, o impedimento de viagens para quem tiver diagnóstico confirmado de Covid-19, a exigência de limpeza e desinfecção de ambientes e aparelhos de ar-condicionado e os avisos sonoros nos aeroportos e aeronaves orientando o uso de máscara.