REGIÃO SUL

Autorizada obra de revitalização do Museu Histórico Farroupilha, em Piratini

Entre 2019 e 2022, o Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, passou por diversas intervenções de qualificação.

Imagem do Museu Histórico Farroupilha, em Piratini. Foto: Rafael Varela/Sedac

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e a diretora Administrativa da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), Denise Gress, assinaram nesta quarta-feira (29), em Piratini, a ordem de serviço para dar início às obras de revitalização do Museu Histórico Farroupilha.

Segundo a Sedac, o museu receberá intervenções prediais que incluem revisão geral do telhado, recuperação e pintura de fachadas e paredes internas, esquadrias e pisos, além de outras melhorias.

“O valor do contrato é de R$ 760.944,53, com recursos do Tesouro do Estado, por meio do programa Avançar na Cultura”, disse a Sedac. A empresa responsável pela obra terá prazo de 180 dias para a execução.

“Sempre tive um carinho muito especial por Piratini. E acho que é relevante que o cidadão tenha consciência da importância deste patrimônio edificado e da importância que o município teve na história do Rio Grande do Sul e na Revolução Farroupilha. Que esse patrimônio seja preservado e que seja celebrado”, disse Beatriz.

Intervenções 

Entre 2019 e 2022, o museu passou por diversas intervenções de qualificação, como a instalação de sistema de alarme e câmeras de segurança, revisão da rede elétrica, instalação de cortinas de proteção solar, recuperação do elevador e execução de nova exposição permanente, incluindo painéis expositivos e móveis.

Além disso, a reserva técnica existente foi totalmente reformulada e ampliada, através da limpeza e acondicionamento dos objetos do acervo e da instalação de novas prateleiras metálicas.