Blitz de trânsito

Motocicleta com 679 multas é apreendida em Porto Alegre

O veículo possuía 144 infrações, entre as que estavam a vencer e as que estavam dentro do prazo de defesa.

Foto: Divulgação / EPTC / PMPA

Uma motocicleta com mais de 600 multas vencidas foi apreendida na tarde de quarta-feira (1°), em Porto Alegre. O recolhimento aconteceu durante blitz realizada na rua Francisco Petuco, no bairro Boa Vista. Embora a apreensão tenha ocorrido ontem, ela só foi divulgada hoje (2).

Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), a motocicleta Honda CG 150 Titan KS, com placas de Porto Alegre, possui R$ 385 mil em débitos. São 679 infrações de trânsito vencidas, além da falta de licenciamento desde 2015. O veículo ainda possui mais 144 infrações em andamento: 64 a vencer e outras 80 dentro do prazo de defesa.

O condutor da motocicleta estava com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida há mais de 30 dias.

As ações de fiscalização que a EPTC têm feito possuem o objetivo de coibir adulterações, excesso de velocidade e reduzir acidentes que resultam em óbitos e feridos. “Iniciamos o ano preocupados. Em 2022 foram registradas 41 vítimas fatais com envolvimento de motocicletas, sendo 35 condutores, dos quais 17 não estavam habilitados, além de cinco pedestres atropelados por motos e mais um ocupante da carona. Vamos agir com vigor para evitar estas ocorrências e manter uma circulação segura nas ruas de nossa cidade”, destaca o diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé.

A EPTC afirma que seguirá com as ações de fiscalização ostensiva na busca por um trânsito mais seguro nas ruas de Porto Alegre. É importante que os cidadãos informem estas ocorrências pelo número 156 do Atendimento ao Cidadão para que a prefeitura e as forças de segurança possam fiscalizar e coibir estes excessos.

As ações ostensivas de fiscalização ocorrem regularmente em busca da conscientização dos motoristas em relação à percepção do risco e o autocuidado no trânsito. Entre janeiro e fevereiro deste ano, 3.371 mil abordagens, resultado de 11 operações Duas Rodas, além de 36 operações de blitz em geral.