Obituário

Morre o ex-ministro Eliseu Padilha, aos 77 anos

Eliseu Padilha estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para tratamento de um câncer

Eliseu Padilha, em 2016. Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Morreu, na noite desta segunda-feira (13), o ex-ministro da Casa Civil Eliseu Padilha (MDB). Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para tratamento de um câncer.

O velório ocorrerá na quarta-feira, dia 15, das 10h às 17h, no Palácio Piratini, e será aberto ao público. Após, a cerimônia de despedida será restrita à família no Memorial e Crematório Angelus, em Porto Alegre. Padilha deixa a esposa Simone e os filhos Aline, Christiane, Elena, Tales, Taoana e Robinson; e os netos Catherine, Victor, Letícia, Gabriella e Rafael, e o seu irmão, João Padilha.

Padilha estava em estado de saúde considerado grave, segundo boletim médico divulgado pela família no sábado (11).

Eliseu Lemos Padilha era natural de Canela, na Serra gaúcha. Ele foi prefeito do município de Tramandaí, no Litoral Norte, entre 1989 e 1993. Também presidiu a Federação Nacional dos Municípios, entre 1992 e 1993. Foi deputado federal entre 1995 e 2011 de forma initenrruputa.

Formado em Direito, foi ministro de Estado três vezes. A primeira na pasta de Transportes no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), entre 1997 e 2001. No governo de Dilma Rousseff (PT) foi ministro da Secretaria de Aviação Civil entre janeiro e dezembro de 2015.

No mandato de Michel Temer (MDB), assumiu a Casa Civil em maio de 2016, onde ficou até o fim do governo em 31 de dezembro de 2018.

Fábio Branco, presidente do MDB-RS, destaca a importância política de Padilha para o Estado, para o Brasil e para o partido: “O MDB RS inteiro hoje lamenta a inestimável perda do ex-ministro, ex-deputado e ex-prefeito Eliseu Padilha, vítima de câncer. Padilha era um intelectual e político de primeiríssima linha. Deixa a todos nós, sem dúvida, um grande legado. Meu fraterno abraço a toda a família”.

O vice-governador Gabriel Souza também comenta a perda: “É com profunda tristeza que me despeço de quem foi companheiro, amigo e um dos meus maiores incentivadores na minha trajetória na vida pública: Eliseu Padilha. Emedebista raiz, político nato e um líder que sempre acreditou nos seus”.