região Carbonífera

Minas do Leão recebe ação de reciclagem de eletrônicos neste sábado

O objetivo da ação no município da região Carbonífera é incentivar a população local a fazer o descarte correto dos produtos em fase final de vida útil.

Crédito: ABREE / Divulgação

A ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) e a Prefeitura de Minas do Leão realizam, neste sábado (4), uma ação para arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. O objetivo da ação no município da região Carbonífera é incentivar a população local a fazer o descarte correto dos produtos em fase final de vida útil.

Os itens que podem serão coletados na Praça Ari Luz, das 8h até as 17h. Para os interessados na campanha, é recomendado recolher todos os equipamentos que serão descartados e que não funcionam mais ou estão obsoletos em casa. Após isso, os moradores podem levar estes itens ao local da ação.

São aceitos todos os tipos de eletrônicos: celulares, fone de ouvidos, geladeiras, baterias, televisores, secadores, batedeiras, fogões, micro-ondas, entre outros. Com a logística reserva, estes produtos em fim de vida útil e sem mais uso doméstico serão enviados para empresas especializadas em separar todas as suas partes e reciclá-las.

“Para ajudar a criar uma cultura de descarte ambientalmente correta, a realização de parcerias com o Poder Público é essencial para viabilizar as campanhas de arrecadação. Essas ações permitem levar informação e condição para a população dar início ao processo de logística reversa, para que assim esses resíduos sejam reinseridos em novos ciclos produtivos. Com isso, todos são beneficiados com as melhorias ao meio ambiente e à saúde humana”, explica a gerente de relações institucionais da ABREE, Helen Brito.

Além do ponto de recebimento, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente irá disponibilizar um caminhão que passará por todos os bairros para realizar a coleta com os moradores que não conseguiram ir à praça. Essa ação já ocorre no município desde o início do ano com pontos de coleta em todas as escolas da cidade.

Ações em outros municípios

Atualmente, a ABREE possui 676 pontos de recebimento espalhados no estado do Rio Grande do Sul. Em todo o Brasil, são mais de 5 mil pontos de recebimento pelo país, em um total de 1,4 mil municípios.

No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber se o seu município tem pontos de recebimento, acesse este link.