EDUCAÇÃO

Jovem pesquisadora de Novo Hamburgo é premiada em feira de tecnologia na Tunísia

A premiação foi entregue nesta terça (21), em Mahdia, na Tunísia, em um evento reuniu jovens pesquisadores de 35 países

A estudante Stephanie Staub, premiada em feira de tecnologia na Tunísia. Foto: Ascom Liberato/Divulgação

A estudante Stephanie Staub, de 19 anos, de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, recebeu medalha de ouro no I-FEST (International Festival of Engineering Science and Technology). A premiação foi entregue nesta terça (21), em Mahdia, na Tunísia, em um evento reuniu jovens pesquisadores de 35 países.

Stephanie é aluna do curso de Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Orientada pela professora Deise Margô Muller, a jovem apresentou o projeto 2Rescue – Dispositivo de Apoio para Localizar Bombeiros em Estruturas Colapsadas.

A ideia surgiu quando a autora do projeto assistiu a notícia sobre o incêndio no prédio da SSP (Secretaria de Segurança Pública), ocorrido em julho de 2021. Na tragédia, dois bombeiros ficaram desaparecidos após o desabamento do prédio enquanto combatiam o incêndio.

O 2Rescue prevê a utilização do princípio da radiofrequência. O código utilizado nos equipamentos lê o indicador de intensidade de sinal recebido entre os protótipos e sinaliza a aproximação e o distanciamento dos dois pequenos dispositivos independentes, auxiliando na localização de bombeiros em escombros de forma mais rápida.

A iniciativa desenvolvida por Stephanie também ficou entre os dez melhores trabalhos apresentados na feira. A estudante gaúcha participou da feira por meio do Prêmio Killing de Tecnologia, distinção que viabilizou sua presença no I-FEST.