Mudança de gestão

Jairo Jorge reassume Prefeitura de Canoas após afastamento

Crédito: reprodução de vídeo / perfil Jairo Jorge

O prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) retornou à Prefeitura de Canoas nesta terça-feira (28), quase um ano depois da Operação Copa Livre. Ele retorna à administração após o término do afastamento cautelar, que havia sido prorrogado em setembro de 2022. Ele foi recebido com festa de servidores, apoiadores e políticos de Canoas. Depois, discursou para os presentes na Prefeitura.

Jairo Jorge foi afastado do cargo em 31 de março de 2022, sob a alegação de irregularidades em contratações diretas, com dispensa de licitações, promovidas pela prefeitura de Canoas a partir de janeiro de 2021 (leia mais abaixo). O vice-prefeito Nedy de Vargas Marques (Avante) era o prefeito em exercício desde então.

Para o promotor Marcelo Lemos Dornelles, do MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), contratos de gestão do HPSC (Hospital de Pronto Socorro de Canoas), do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a contratação de serviços de limpeza e copeiragem eram “claramente direcionados a empresas e entidades previamente definidas pelo grupo criminoso investigado, visando o enriquecimento ilícito dos integrantes”.

Como não houve decisão judicial em favor de manter o afastamento de Jorge, ele retomou o cargo. Neste período, o caso – que havia sido remetido à Justiça Estadual – foi federalizado. Os advogados do prefeito de Canoas argumentam que, como a investigação apura suposstas irregularidades no emprego de verbas federais, o caso deveria ser analisado pela Justiça Federal. Ao mesmo tempo, a defesa argumentou que os afastamentos determinados pelo Tribunal de Justiça do RS seriam inválidos.

Além de Jorge, são investigadas outras quatro pessoas no processo: Maicon de Barros Lemos, Fábio Ramos Cannas, Régis de Oliveira Júnior e Danilo de Azevedo Costa. Eles são acusados dos crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica, supressão de documento, bem como fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.