Rebranding

Ipiranga apresenta nova identidade visual e conceito para postos

Os postos e locais de atendimento vão ser repaginados e reposicionados no novo padrão de serviço proposto pela Ipiranga gradatavimente.

Crédito: Fernando Soutello

De tempos em tempos as empresas revisitam suas identidades visuais em busca de manterem atualizadas e conectadas com seu público. Mudança de cores, alterações de fontes tipográficas, de identidade visual, de posicionamento. Tudo isso é repensado para expressar as mudanças do nosso tempo.

A Ipiranga, uma das maiores e mais importantes empresas de energia do país, apresentou recentemente o reposicionamento de sua marca, que possui 85 anos. Segundo a empresa, o propósito passa a ser “abastecer a vida em movimento, a partir da necessidade de evoluir seu propósito para expandir sua atuação, endereçando questões da jornada de mobilidade do consumidor. Ao mesmo tempo, o grupo quer manter os principais atributos da sua essência.

“Temos uma história de credibilidade e confiança que nos permite inovar com liberdade. O que estamos trazendo como evolução da marca surge como resposta às novas demandas de um consumidor que pede por experiências fluidas, amigáveis e cada vez mais completas. Oferecemos agora uma proposta de valor fortalecida e diferenciada tanto para as pessoas que contam com a Ipiranga no seu cotidiano, como para nossa rede de revendedores, franqueados e clientes”, conta Leonardo Linden, CEO da Ipiranga.

“Investimos na relação com os consumidores e temos certeza de que ela é uma das nossas fortalezas. Por isso, estamos trazendo para essa nova experiência nos postos tudo que pode ir além. Queremos estar preparados para receber a todos, não só aqueles que abastecem em nossas pistas, consomem em nossas lojas AmPm ou utilizam os serviços do Jet Oil. Vamos oferecer conforto também a quem espera um transporte, ou a alguém com um carrinho de bebê e até mesmo aos que param para o seu pet descansar ou beber água. Estamos chamando essas formas de acolhimento de amabilidades, ou seja, seremos parceiros para todas as jornadas”, explica Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios.

Bárbara Miranda, VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga, e Leonardo Linden, CEO da Ipiranga. Crédito: Carsten Horst-Hyset

As cores amarelo e azul, já tradicionais, não se alteram. Mas as letras (tipografia) e o ícone (logo) que compõem a identidade do grupo foram atualizados. Sai o itálico e o azul médio no nome Ipiranga e entra o texto com fonte própria e azul mais marcante. Como em qualquer atualização ou reposicionamento de marca, as alterações não ocorrem do dia para a noite. Os postos e locais de atendimento vão ser repaginados e reposicionados no novo padrão de serviço proposto pela Ipiranga gradatavimente. As submarcas de todos os serviços e projetos vão seguir a evolução da marca Ipiranga, recebendo suas assinaturas próprias, mas mantendo a essência das mudanças.

As mudanças que serão vistas nas unidades do grupo levam em consideração o custo, com um valor menor, tanto de implantação quanto de manutenção, o que inclui o uso de materiais e instalações que facilitam a nova aplicação, além da utilização de estruturas modulares. Novas cores também dão maior destaque aos diversos tipos de serviços oferecidos.

O amarelo será predominante na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca pelo consumidor. O azul vai indicar todos os produtos à venda; e o laranja Ipiranga vai sinalizar áreas de ofertas de serviços gratuitos, as chamadas “amabilidades”. Dentro das reformulações estão previstos pisos diferenciados para sinalizar o espaço para pedestres, a instalação de parklets onde as pessoas poderão descansar após uma refeição na AmPm, guardar suas bikes, por exemplo; e até bebedouros convencionais e para pets.

Além das cores, outro elemento estará muito aparente nos postos: o pingo da letra “i”. O triângulo estará em evidência nos postos de combustíveis e fará parte do novo grafismo da marca, que poderá ser visto em diversos elementos visuais dentro do posto. “Os postos Ipiranga ganham potencial para funcionarem como uma verdadeira praça nas áreas urbanas e um “oásis” em rodovias para o público caminhoneiro, com diversos serviços”, detalha Bárbara.

A empresa garante que um dos principais resultados desse projeto é a implementar uma nova proposta de experiência para os consumidores nos postos da rede. O foco passa a ser parte do dia a dia dos brasileiros, sejam eles motorizados ou não, abrindo as portas dos outros negócios da marca para ciclistas, pedestres, motoristas, trabalhadores, vizinhos, caminhoneiros e VIPs – como são chamados os funcionários dos postos –, ou até mesmo pets.