Agora no tempo

INMET publica novo alerta de tempestade no RS

A previsão do tempo indica que há risco de chuva forte no RS durante o dia.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta terça-feira (21), um novo alerta de tempestade para parte do Rio Grande do Sul (veja no mapa abaixo). A previsão do tempo indica que há risco de chuva forte no RS durante o dia.

Conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), há possibilidade de tempestades isoladas. As regiões sob a advertência são Fronteira Oeste, região Noroeste, região Norte, região Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Vale do Caí, Vale do Taquari, Vale do Paranhana, parte da região da Campanha, parte da Serra gaúcha, parte da região metropolitana e parte do Litoral Norte. A validade da advertência é até as 7h da manhã desta quarta-feira (22).

Estão fora da região sob o alerta região Sul do Estado, Costa Doce e Litoral Médio.

O alerta amarelo de tempestade aponta perigo potencial. Ou seja, há risco de chuva e isolada, acompanhada de ventos intensos entre 40 a 60 km/h, além de queda de granizo. Há risco pequeno de cortes na distribuição de energia elétrica, de estragos em plantações, da queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Área em amarelo está sob alerta para temporal. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O que diz a previsão

Segundo a previsão, a nebulosidade vai predominar no Estado. Ao longo do dia, a chuva se espalha para as outras regiões. A partir da tarde, as instabilidade voltam a ganhar força sobre o Rio Grande do Sul, trazendo risco de temporais e chuva forte na Campanha, na Região Central, na Serra, na Região Metropolitana, no Litoral Norte e no Norte do Estado.

Em Porto Alegre e Esteio, o tempo fica nublado e há previsão de pancadas de chuva ao longo desta terça, chuva intercalada com períodos de tempo nublado, mínima de 22°C e máxima de 27°C. Em Caxias do Sul, a nebulosidade predomina e há previsão de pancadas de chuva, e trovoadas, mínima de 17°C e máxima de 27°C. Em Passo Fundo, o tempo fica instável e abafado nesta terça, mínima de 18°C e máxima de 32°C.