PERIGO POTENCIAL

Inmet emite dois alertas para fortes chuvas no RS

Um aviso é para chuvas intensas e o outro para tempestade

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, na manhã desta quarta-feira (22), dois alertas que apontam chuva forte em partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Um aviso é para chuvas intensas e o outro para tempestade.

No Rio Grande do Sul, as chuvas intensas estão previstas para as Regiões Central, Campanha, Fronteira Oeste, Metropolitana, Nordeste, Noroeste e Serra (confira o mapa abaixo). O volume esperado deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Este aviso é válido até o fim desta quarta-feira (22).

Já o aviso para tempestade no Estado abrange áreas mais ao norte, algumas delas também abarcadas pelo outro alerta. São elas: Serra, Noroeste, Nordeste, sudoeste e a porção ocidental da Região Central (confira o mapa abaixo). O volume esperado deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O alerta é válido até fim da quinta-feira (23).

  

Ambos os alertas descritos foram classificados como “Perigo Potencial”. Nele, recomenda-se o cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. É indicado manter-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não correr risco desnecessário.

Ademais, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é tido com baixo. Mesmo assim, o Inmet repassa algumas recomendações a moradores de áreas atingidas pelas precipitações.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)