Agora no Tempo

INMET publica alerta de temporal e de chuvas intensas no RS

Conforme o INMET, há risco de transtornos por causa dos temporais e da chuva forte no Rio Grande do Sul. Confira detalhes dos alertas abaixo:

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou dois alertas para o Rio Grande do Sul neste sábado (25). Um deles é causado pelo risco de temporais e, o outro, pela previsão de chuvas intensas no Estado entre a tarde de hoje e a manhã de domingo (26).

Conforme o órgão de meteorologia, a região da Campanha, da Fronteira Oeste, a região Sul, a Costa Doce (Litoral Médio e Lagoa dos Patos), a região Central e o Vale do Rio Pardo podem ter temporais (veja no mapa abaixo).

O alerta laranja de tempestade aponta risco de chuvas intensas, com volume de até 100 milímetros de precipitação de forma muito concentrada e localizada; rajadas de vento entre 60 a 100 quilômetros por hora, com potencial para danos; além da queda de granizo.

Mapa do Rio Grande do Sul com área em alerta para tempestade neste sábado. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Na região Noroeste, região Norte, na Serra gaúcha, no Vale do Taquari, no Vale do Caí, na região metropolitana e no Litoral Norte, o alerta é diferente. Há risco de fortes pancadas de chuva, mas com menor potencial de tempestades.

Há risco para queda de raios e possibilidade de transtornos, como corte na distribuição de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina também têm condições de chuva forte entre a noite e a manhã de domingo.

Mapa do Rio Grande do Sul com área em alerta para chuvas intensas neste sábado. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O que indica a previsão

Um ciclone extratropical que se forma sobre o Uruguai dá origem a uma nova frente fria sobre a região Sul do Brasil. Este sistema deixa o tempo instável no Rio Grande do Sul durante o fim de semana.

O sábado que começou com a temperatura amena, deve terminar com tempo instável no RS. No decorrer do dia, a frente fria avança e instabilidades ganham força e há condições para chuva forte em curto espaço de tempo na Região Sul.

Já na Região Central, na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral Norte e no Norte do Estado as temperaturas se elevam, trazendo risco de tempestades com rajadas de vento e eventual queda de granizo.

No domingo (26), uma massa de ar seco ingressa no Rio Grande do Sul. Segundo a Sema RS as áreas de instabilidades perdem força, fazendo com que o tempo volte a ficar firme gradualmente e as temperaturas ficam mais amenas em comparação aos dias anteriores.