PERIGO POTENCIAL

Inmet reforça alerta de tempestade no RS nesta quinta-feira

Para as regiões Noroeste, Norte, Serra e Litoral, foi emitido um alerta laranja de tempestade.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforçou o alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. O aviso é válido desde partir da meia-noite desta quarta-feira (29) e vai até o fim do dia. Um segundo alerta, de cor laranja, foi emitido para parte do Estado (confira mais detalhes abaixo).

Segundo o Instituto, o volume de chuva previsto deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é considerado baixo.

No Rio Grande do Sul, o alerta abrange todas as áreas do Estado (confira o mapa abaixo). O mesmo vale para Santa Catarina. No Paraná, a tempestade deve atingir o sudoeste, o sudeste, o centro-sul e a Região Metropolitana de Curitiba.

Área em amarelo está sob alerta para temporal. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O aviso é classificado pelo Inmet como “Perigo potencial”. Nele, recomenda-se o cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Também é indicado manter-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não correr riscos desnecessários.

Alerta laranja

Para parte da região Noroeste, a região Norte, Serra gaúcha e parte do Litoral Norte do RS, há um alerta laranja de tempestade. Conforme o INMET, há risco de chuvas intensas, rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora, cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, queda de postes, além de alagamentos.

A validade do alerta laranja de tempestade é válido desde a manhã desta quarta-feira. A vigência vai até as 10h da manhã de quinta-feira (30).

Mapa do Rio Grande do Sul com área em alerta para tempestade neste sábado. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Medidas de precaução

Entre as medidas a serem tomadas para evitar prejuízos pessoais e materiais indicadas pelo Inmet estão:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).