FIQUE ATENTO

Inmet emite alerta de tempestade em parte do Rio Grande do Sul

Conforme o INMET, parte do Rio Grande do Sul pode ter temporais com chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo. Saiba mais:

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade para parte do Rio Grande do Sul. O aviso vale a partir das 21h desta sexta-feira (24) e vai até o fim do sábado (25).

Segundo o Instituto, o volume de chuva previsto deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

As áreas abrangidas pelas precipitações serão a Campanha, a Fronteira Oeste, a Região Central, a Região Sul, a Região Metropolitana e o Noroeste (confira o mapa abaixo).

Este prognóstico é classificado pelo Inmet como de “perigo”. Nele, a recomendação é manter-se muito vigilante e informar-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Além disso, o Inmet indica algumas medidas a serem tomadas. São elas:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)