PERIGO POTENCIAL

Inmet emite alerta para tempestade no Rio Grande do Sul

O aviso é válido até o fim do dia de hoje

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu nesta quinta-feira (23), um alerta de tempestade para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O aviso é válido até o fim do dia de hoje.

Segundo o instituto, o volume de chuva previsto de ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. No Rio Grande do Sul, o alerta abrange toda área do Estado (confira o mapa).

Área em amarelo está sob alerta para temporal. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é considerado baixo. Mesmo assim, o Inmet faz algumas recomendações.

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

O alerta foi classificado como “Perigo Potencial”. Nesta modalidade, recomenda-se cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Também é preciso manter-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.