Grave estiagem

Governo do RS homologa situação de emergência em 46 municípios por estiagem

. A partir deste passo, os municípios passam a ter uma série de auxílios relativos à ajuda humanitária para os atingidos.

O Governo do RS homologou, nesta quarta-feira (1º) mais 46 processos de situação de emergência. O motivo é a grave estiagem que atinge o Estado no verão 2022/2023. A partir deste passo, os municípios passam a ter uma série de auxílios relativos à ajuda humanitária.

Atualmente no Rio Grande do Sul 349 municípios decretaram situação de emergência em razão da estiagem. Destes, 272 já possuem homologação pelo Estado e 236 reconhecimento Federal.

Os municípios que tiveram reconhecimento foram General Câmara, Ibirubá, Salto do Jacuí, Augusto Pestana, Vitória das Missões, Barra do Quaraí, Campo Novo, Coqueiro Baixo, Ibiraiaras, Paraí e Protásio Alves, Ipiranga do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Tio Hugo, Severiano de Almeida, Pontão, Mormaço, Ciríaco, São Domingos do Sul, Vanini, Itatiba do Sul, Não-Me-Toque, Marau, Jacuizinho,  Tapera, Catuípe, Nova Candelária, Bozano, Tuparendi, Alegria, Caibaté, Alecrim, Santo Antônio das Missões, Ametista do Sul, Nova Boa Vista, Putinga, Barros Cassal, Roca Sales, Forquetinha, Herveiras, Fazenda Vilanova, São José do Sul, Salvador do Sul, São Jorge e André da Rocha.

Situação não deve melhorar nos próximos meses

Segundo a Sala de Situação do Estado, mesmo com o enfraquecimento da La Niña, o retorno das chuvas e a recuperação com relação à estiagem são lentos. Nas duas últimas semanas de fevereiro houve uma melhor distribuição das chuvas, no entanto a melhora deve ser temporária.

Nos meses de março e abril as chuvas voltam a ficar irregulares, sendo previstos acumulados abaixo da média e temperaturas acima do esperado em todo o estado. Apenas no mês de maio as chuvas devem retornar gradualmente, se tornando mais frequentes e abrangentes na maioria das regiões.

É essencial a cooperação de toda a população, realizando a utilização consciente de água. A Defesa Civil recomenda que algumas medidas sejam seguidas, entre elas:

  • Não lavar a calçada e nem o carro;
  • Evitar desperdícios em geral;
  • Não tomar banhos demorados;
  • Molhar as plantas somente com o regador.