Notícia

General Motors atinge produção de 4,5 milhões de veículos em Gravataí

A fábrica da General Motors em Gravataí produz cerca de 1,1 mil automóveis por dia e gera em torno de 23,5 mil empregos diretos e indiretos. 

Celebração dos 4,5 miçhões de carros produzidos pela GM em Gravataí. Crédito: General Motors / Divulgação

A General Motors do Brasil atingiu a marca de 4,5 milhões de veículos produzidos na unidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. A celebração pela marca foi realizada ontem (21), com a presença de colaboradores, autoridades políticas, além de fornecedores e do sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí.

A unidade iniciou suas atividades em 20 de julho de 2000, com a produção do Chevrolet Celta. O carro popular foi desenvolvido no Brasil e exportado para outros países da América Latina, como o Uruguai e para Argentina e Chile, onde foi vendido como Suzuki Fun.

Atualmente, a fábrica produz cerca de 1,1 mil automóveis por dia e gera em torno de 23,5 mil empregos diretos e indiretos. Os veículos produzidos no complexo gaúcho são exportados para todos os países da América do Sul. Paralelamente à fábrica principal, outras 13 empresas funcionam na área, produzindo peças e acessórios para os automóveis.

“Estamos muito orgulhosos por atingir esse marco, fruto do trabalho de um time multidisciplinar, treinado para atingir os mais altos padrões de qualidade. Atualmente, nossa fábrica em Gravataí é referência em produtividade e eficiência no mundo, com processos sustentáveis que permitem não só o uso inteligente dos recursos, mas que contribuem para a preservação do meio ambiente no entorno de nossas operações”, comemorou Marcel Querotti, diretor-executivo de Manufatura da GM Gravataí. “Nosso objetivo agora é dar seguimento à nossa trajetória de sucesso na região e continuar contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local”, concluiu.

Fábrica da GM em Gravataí. Crédito: General Motors / Divulgação

A unidade de Gravataí inaugurou o conceito de condomínio industrial, reunindo ao seu redor os principais fornecedores no entorno da fábrica, otimizando o processo de montagem. Desde sua inauguração, a unidade passou por três importantes expansões, que somaram um investimento de cerca de R$ 4,5 bilhões. A importância econômica da montadora para Gravataí se traduz em números. Desde a chegada da General Motors, a cidade da região metropolitana saltou da 12ª para a 4ª maior economia do Estado.

Após fabricar o Celta, as reformas e ampliações viabilizaram a produção do Prisma, do Onix e, mais recentemente, do novo Onix e novo Onix Plus. O carro que marcou os 4,5 milhões de veículos produzidos foi, justamente, um Onix na cor Vermelho Carmin.

Na sua mais recente expansão, que ocorreu entre 2017 e 2019, a fábrica recebeu investimentos de R$ 1,4 bilhão. A unidade de Gravataí da GM é referência mundial em eficiência e produtividade e também se destaca por ser amigável ao meio ambiente. Ela foi a primeira a conquistar o marco de Zero Aterro, ou seja, nenhum resíduo gerado na instalação é enviado para aterro sanitário. Tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado.