SEGURANÇA ALIMENTAR

Fiscalização constata fraude em empresa de laticínios na Região Noroeste do RS

Na empresa de laticínios, dentre os 7,5 mil litros de leite descartados, pelo menos 486 litros estavam fraudados com adição de água.

Segundo o Ministério Público, 486 litros de leite estavam fraudados com adição de água. Foto: Divulgação/MPRS

O Ministério Público do Rio Grande informou foi constatado fraude em uma empresa de laticínios e mais de 300 quilos de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos em Coqueiros do Sul, na Região Noroeste do Estado, nesta quarta-feira (22).

Agentes do  Programa Segurança Alimentar RS fiscalizaram quatro estabelecimentos, três mercados e uma empresa de laticínios.

Conforme o Ministério Público, ao todo foram apreendidos e inutilizados 7,5 mil litros de leite e 376,4 quilos de alimentos e produtos impróprios para consumo e comercialização. Todos os locais foram autuados.

“Os principais problemas encontrados nos mercados fiscalizados foram alimentos com a validade vencida, sem procedência, armazenados de forma inadequada e fora da temperatura indicada. Outros produtos irregulares, como álcool de venda proibida em mercados foram apreendidos”, disse o Ministério Público.

“Já na empresa de laticínios, dentre os 7,5 mil litros de leite descartados, pelo menos 486 litros estavam fraudados com adição de água. Outras amostras foram enviadas para análise laboratorial, pois também apresentam indícios de terem sido fraudadas. Há, ainda, registros de intimidação contra fiscal da Secretaria Estadual da Agricultura por parte da empresa. Haverá desdobramentos na esfera cível e será instaurado inquérito policial”, afirmou o Ministério Público.

Após lei de abuso de autoridade entrar em vigor, sancionada por Jair Bolsonaro, o Ministério Público não divulga mais os nomes dos estabelecimentos autuados.