SEGURANÇA ALIMENTAR

Fiscalização interdita abatedouro em Cândido Godói

Equipe da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar RS realizou operação no município de Cândido Godói.

No abatedouro, os agentes apreenderam linguiças e carnes. Foto: Divulgação/MPRS

O Ministério Público do Rio Grande do Sul comunicou que uma equipe da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar RS realizou operação no município de Cândido Godói nesta terça-feira (14).

Na operação, três estabelecimentos (um abatedouro e dois mercados) foram fiscalizados e autuados, sendo o abatedouro totalmente interditado. No total, os agentes apreenderam aproximadamente 3 toneladas de produtos impróprios para o consumo.

Segundo o Ministério Público, o abatedouro interditado apresentava condições precárias de higiene, no processamento, armazenamento e transporte de carne, veículo sem refrigeração.

“O local ainda foi autuado por apresentar irregularidades ambientais e maus-tratos aos animais (inclusive espera para o abate sem água), pois realizava o abate com materiais impróprios (marreta com pino de ferro, proibido há mais de 20 anos por não respeitar o bem-estar do animal no abate humanizado)”, disse o Ministério Público.

Conforme o Ministério Público, além do abatedouro, o proprietário possuía um mercado no qual comercializava banha e carne sem etiqueta de identificação, carimbos e lacres.

“Produtos com prazo de validade vencido, sem procedência, armazenados de forma inadequada e com rótulos sobrepostos, foram as irregularidades encontradas durante a ação”, informou.

Após lei de abuso de autoridade entrar em vigor, sancionada por Jair Bolsonaro, o Ministério Público não divulga mais os nomes dos estabelecimentos autuados.