EMPREENDEDORISMO

Favela estará representada na Gramado Summit

Entre 12 e 14 de abril, em Gramado, com curadoria do Instituto Ascendendo Mentes, o novo espaço do evento trará cases de empreendedorismo social.

Foto: Rosana Klafke/Agora RS

Pela primeira vez em um evento de tecnologia e inovação no Brasil, haverá um palco que dará voz à favela. A Gramado Summit, um dos maiores eventos de brainstorming da América Latina, trará na edição deste ano, o Palco da Quebrada.

Entre 12 e 14 de abril, em Gramado, com curadoria do Instituto Ascendendo Mentes, o novo espaço do evento trará cases de empreendedorismo social com o objetivo de apresentar exemplos que podem inovar e transformar realidades.

O Instituto é o único projeto gaúcho com apoio e patrocínio do programa acelerador da Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social, que atua em rede para acelerar o poder de impacto dos líderes em favelas do Brasil, e tem como missão transformar a pobreza das favelas em peças de museu.

O Instituto Ascendendo Mentes, com operação em Porto Alegre, no bairro Glória, desde 2020, capacita mais de 180 adolescentes por ano e conta com 30 voluntários.

Tem como objetivo ascender os talentos de jovens em situação de alta vulnerabilidade, moradores de periferia, por meio do acesso à educação (socioemocional, socioeconômica, cidadania e noções básicas de direito) qualificação profissional em sinergia com o mercado de trabalho.

“A favela é a maior startup do Brasil. Colocar a favela em um evento desses é onde ela merece estar e, não, em páginas policiais, mas, sim, no palco da inovação e transformação. Assim, vamos retratar a potência e a diversidade que é a favela brasileira, que fez tantas coisas extraordinárias no nosso país. A favela vai inspirar e engajar esse ecossistema de tecnologia, para combater a pobreza e reduzir a desigualdade, seremos uma potência de transformação”, exclama Edu Lyra, CEO e Co-Founder da Rede Gerando Falcões.

Palco

O Palco da Quebrada conta com mais de 25 palestrantes confirmados como Alex Vilela, Amanda Oliveira, Raull Santiago, Carlos Jorge, Chef Edson Leite entre outros.

Os alunos participarão da Gramado Summit na abertura do evento junto ao Edu Lyra e a CEO do Instituto Ascendendo Mentes, Nina Cardoso.