BASTIDORES GREMISTA

Após exames realizados, Grêmio anuncia aposentadoria de Lucas Leiva

O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, reiterou o convite para que Lucas permaneça na Arena, junto com os jogadores.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio anunciou, na tarde desta sexta-feira (17), a aposentadoria do volante Lucas Leiva, 36 anos, dos gramados.

Segundo a direção gremista, os exames realizados pela jogador na última quarta-feira (8) indicaram que ele não poderá atuar nos gramados. Os exames apontam uma alteração no ritmo do coração, o que o impede de dar continuidade na carreira.

Durante a pré-temporada, os procedimentos realizados pelos médicos do clube detectaram em Lucas uma anomalia cardíaca.

“Terminamos de realizar todos os exames e, após avaliarmos os riscos desta patologia, orientamos e recomendamos que o Lucas não continue a atividade de alta performance. Isso poderia trazer vários riscos para a saúde” afirmou Márcio Dornelles, médico do Grêmio, durante a coletiva.

Além do médico, na coletiva, Lucas foi acompanhado pelos dirigentes, Renato Gaúcho e o zagueiro Geromel.

“Gratidão por ter descoberto o problema agora. Se tivesse acontecido há 15 anos, seria uma tragédia. Hoje tenho 36 anos e tive uma carreira brilhante”, ressaltou Lucas.

“Agradeço ao Grêmio por todo apoio nesses três meses. Estou anunciando minha aposentadoria. Tem sido um período difícil. É a primeira vez que eu choro nesse caso. Gratidão por todo esse tempo de carreira. Estou encerrando aonde eu gostaria, mas não da forma que eu gostaria. Tenho certeza que o novo ciclo vai se iniciar de forma brilhante”, disse.

“O futebol é minha vida. Representa tudo pra mim. Foi onde me deu as melhores oportunidades. Continuarei vindo e apoiando, torcendo ainda mais. É mais difícil de fora. Tenho a noção de quanto é difícil é assistir de fora e não poder ajudar. Estarei presente na Arena”, completou Lucas.

“Eu tenho a sensação de dever cumprido. Óbvio que este ano seria importante, mas voltar no ano passado e encerrar onde eu gostaria faz com que eu me sinta em paz”, finalizou.

O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, reiterou o convite para que Lucas permaneça na Arena, junto com os jogadores.

“Poucos atletas representam tão bem o Grêmio quando o Lucas. Por isso este momento é tão emocionante. Daremos o tempo que tu precisares, mas se tu quiseres continuar no clube, estaremos sempre de portas abertas”, ressaltou.

Carreira

Formado nas categorias de base do Grêmio, Lucas retornou ao clube em 2022. Em sua segunda passagem com a camisa gremista, ele fez 18 partidas na Série B 2022 e marcou três vezes.

Em 17 anos de profissional, além do Grêmio, Lucas, que também teve passagens pela seleção brasileira, defendeu o Liverpool e a Lazio.