Vale do Paranhana

Evento de aventura e inclusão acontece em Três Coroas neste sábado

Rafting e outras sete modalidades esportivas adaptadas serão oferecidas de forma gratuita em Três Coroas.

Rafting, tiro ao alvo, trilhas, bocha adaptada, entre outras modalidades estão na programação do Camping Acessível em Três Coroas. Foto: Divulgação

A cidade de Três Coroas, no Vale do Paranhana, recebe neste sábado (25) a 4ª edição do Camping Acessível.

O evento tem como objetivo proporcionar a prática de esportes de aventura a pessoas com deficiência promovendo o turismo acessível, inserção social, diversidade e a valorização da acessibilidade em meios diversos.

Rafting e outras sete modalidades esportivas adaptadas serão oferecidas de forma gratuita. As atividades acontecem das 8h30 às 18h, no Raft Adventure Park.

Entre as atividades está prevista, para o turno da manhã, a reedição da maior descida de rafting acessível do Brasil, com pelo menos 200 participantes em 30 botes simultâneos nas corredeiras do Rio Paranhana (inscrições encerradas).

À tarde a organização prevê outras descidas de rafting, desta vez percorrendo um trecho mais curto do rio e um número menor de botes.

Banho de rio em cadeiras anfíbias, arco e flecha, trilhas, stand up paddle, bocha adaptada, badminton e playground adaptado e inclusivo são outras modalidades disponíveis.

As inscrições para as atividades são feitas no próprio dia do Camping Acessível. O evento conta ainda com ampla área verde para convivência e dois shows.

“Na primeira edição tivemos 30 pessoas participando do evento, no ano passado chegamos a mil visitantes, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Estamos com expectativa de superar este número no sábado”, conta Gabriel Feiten, um dos idealizadores e organizadores do evento.

Por não ter fins lucrativos, o ingresso do Camping Acessível é de adesão voluntária: doação de 1 quilo de alimento por visitante.

“Por ser um evento sem custo aos participantes dependemos de parceiros, como os parque de aventura da cidade que cedem suas equipes com instrutores, mas contamos muito com voluntários. Este ano temos em torno de 120 voluntários para fazer o evento acontecer, inclusive pessoas de outras cidades”, comenta Feiten.

Serviço

Camping Acessível 2023

Quando: 25 de março, da 8h30 às 18h

Onde:  Raft Adventure Park, Estr. Geral Barro Preto, 3155 – Três Coroas

Ingresso: 1Kg de alimento (adesão voluntária)

Importante: o evento acontece com qualquer condição climática

Programação

8h30- Abertura oficial

9h – Início das atividades (manhã): Trilhas, banho no rio, tiro de arco-flecha, e outras. Inscrições no local

9h – Check-in para rafting: apenas para participantes já inscritos

10h – Início da descida de rafting

11h30 – previsão término da descida de rafting

12h – intervalo das atividades

12h – Almoço (apenas com reserva: 51.99712.5712)

13h – Início das atividades (tarde): Trilhas, banho no rio, tiro de arco-flecha, vivências com bote, e outras. Inscrições no local

14h – Banda P6N

16h – Califa Surf Band

18h – Encerramento