SAÚDE

Confira dicas e cuidados com o começo do outono

O outono começa nesta segunda-feira (20). A nova estação deixa o ar mais seco e provoca oscilação na temperatura.

Imagem de Porto Alegre. Foto: Rosana Klafke/Agora RS

O início do outono traz alguns alertas importantes, a nova estação começa nesta segunda-feira (20).

Com temperaturas mais amenas, especialmente à noite, e queda da umidade relativa do ar, o outono traz consigo o agravamento de algumas doenças, principalmente as respiratórias e as alergias.

De acordo com a alergista e imunologista, Andressa Zanandréa, nessa estação, os casos de rinite alérgica, rinossinusite viral e bacteriana, asma, bronquiolites e pneumonia têm um aumento significativo.

Nesta época do ano, temos a transição do verão para o outono que ocasiona grandes diferenças de temperaturas ao longo do dia, com manhãs e noites frias e o dia quente. Segundo Andressa, essa oscilação já desencadeia crises de rinite e asma.

A queda da temperatura e a baixa umidade do ar também causam aumento da poluição, além de facilitar a proliferação dos vírus e bactérias. A alergista destaca alguns cuidados importantes para os alérgicos:

Limpar o nariz com soro fisiológico

Como a rinite alérgica é uma inflamação crônica da mucosa nasal que acumula secreção (coriza) ou mesmo obstrução nasal, a limpeza do nariz com soro fisiológico ajuda a remover o excesso de secreção, diminuindo os seus sintomas e os riscos de infecções. Ajuda na hidratação nasal, no caso de ressecamento da mucosa.

Umidificar o ambiente

O clima seco é um fator irritativo para as mucosas respiratórias, que pode propiciar infecções, sangramento nasal e a piora dos sintomas alérgicos. Mas, cuidado para não umidificar demais.

O excesso de umidade pode aumentar a quantidade de fungos, bactérias, ácaros, e piorar os sintomas ao invés de melhorá-los.

Deixar a casa sempre limpa e ventilada

A casa limpa e ventilada diminui a exposição a vários agentes que causam infecções e alergias. Tanto no outono como no inverno é necessário estar atentos: mofos são facilmente encontrados, pois crescem melhor em ambientes quentes, fechados, úmidos e escuros.

“Para evitar o mofo, abra todas as janelas e portas pelo menos 30 minutos por dia”, informou a alergista.

Vacinação

Manter o calendário vacinal em dia. As vacinas anti-pneumocócica e influenza são muito importantes para prevenção dessas infecções que muitas vezes evoluem com complicações graves principalmente em crianças e idosos.

Manter o tratamento de sua alergia em dia

Rinite e Asma são doenças crônicas, mas, tem tratamento. Fazendo o tratamento correto e diariamente, o paciente permanecerá com essas doenças controladas e terá vida normal, sem interferência em suas atividades e qualidade de vida.

Lavar as mãos

Lavar as mãos com frequência e uso de máscara em casos de sintomas respiratórios. Isso evita contaminação com vírus e bactérias circulantes. Essa contaminação geralmente acontece por gotículas de secreção presente nos ambientes e no ar.

Fumaça ou poeira

Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça. Isso aumenta a chance de descompensação da rinite e asma, aumenta a produção de muco pelos pulmões e consequentemente favorece infecções respiratórias.