IMPOSTO

Desconto no IPVA de até 22,4% termina nos próximos dias

Os motoristas que optaram pelo parcelamento também precisam ficar atentos ao vencimento da terceira cota do IPVA 2023.

Os proprietários de veículos têm até 31 de março para pagar antecipadamente o IPVA 2023 e garantir descontos que podem chegar a 22,4%.

O adiantamento do tributo oferece uma redução automática de 3%. Além disso, há o desconto do programa Bom Motorista, que pode chegar a 15% para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito, e o desconto do programa Bom Cidadão, que pode oferecer até 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2021 e 30 de outubro de 2022.

Os motoristas que optaram pelo parcelamento também precisam ficar atentos ao vencimento da terceira cota do IPVA 2023, que ocorre no dia 31 de março. A quitação da parcela dentro do prazo garante desconto de 3%. O ciclo do IPVA 2023 deste ano permitiu parcelamento em seis vezes para quem aderiu ao fracionamento em janeiro.

O vencimento do imposto ocorre a partir da última semana de abril, conforme cronograma estabelecido pela Receita Estadual.

O contribuinte que pagar o imposto no próximo mês não terá o desconto de antecipação, mas recebe as reduções do Bom Motorista e do Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso tenha direito aos benefícios.

Vencimentos 

Crédito: Governo do RS