TEMPORAIS

Defesa Civil presta apoio aos atingidos pelas chuvas no RS

Há registro de inundações, residências danificadas, pessoas desabrigadas, além de uma morte

A chuva desta segunda-feira (6) atingiu de forma intensa o Rio Grande do Sul, sobretudo municípios do Litoral Norte, onde o volume de chuva ultrapassou os 100mm em Itati (130,3 mm), Três Forquilhas (127,39 mm) e Maquiné (126,8 mm). Os temporais foram previamente anunciados via alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ainda na manhã de ontem.

Conforme a Defesa Civil, há registro de inundações, residências danificadas, pessoas desabrigadas, além da morte de uma mulher que tentou atravessar o rio Três Forquilhas, mas teve seu veículo arrastado, em Terra de Areia.

Em Três Forquilhas, o rio saiu do leito, deixando 100 pessoas desalojadas. Já em Itati, 60 pessoas estão desabrigadas por conta das cheias do Rio Três Forquilhas. Em Montenegro, quatro residências tiveram telhados danificados e vias públicas foram alagadas devido ao grande volume de chuvas.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que está auxiliando as coordenadorias municipais que já estão atendendo as ocorrências e prestando apoio às comunidades atingidas. Além disso, a  Defesa Civil e a Sala de Situação do Rio Grande do Sul dizem estar monitorando as instabilidades. 

A Defesa Civil, por fim, recomenda a pessoas que estiverem em lugares de risco, que evitem exposições. Em caso de emergência, está disponível o número 199.