Inundação

Cheia de rio deixa desabrigados no Litoral Norte do RS

Ao menos 15 famílias tiveram que deixar suas casas em Itati, segundo a Defesa Civil do RS.

Crédito: Radio Clube do Povo 98,1

As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (6), causaram o transbordamento do rio Três Forquilhas. Há registro de alagamentos de residências, famílias desabrigadas e o deslizamento de uma encosta por causa das precipitações.

Os municípios de Três Forquilhas, Itati e Morrinhos do Sul são os mais atingidos. Em Torres, a cidade mais próxima com estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) foram registrados 96,8 milímetros de chuva nas últimas 24h. Em 48h, o total é de 103,6 milímetros.

Como a prioridade dos órgãos locais é o resgate de atingidos, os dados ainda são preliminares. Em Três Forquilhas uma escola e várias residências foram inundadas pela cheia, mas ainda não há número de afetados. Em Morrinhos do Sul ainda não há levantamento dos danos causados, nem de quantas pessoas estão fora de casa.

Conforme a Defesa Civil estadual, ao menos 15 pessoas já foram resgatadas em Itati. Não há informações, até as 22h da noite, sobre para qual local as pessoas foram levadas. Ainda no município, há o registro do deslizamento de uma encosta, que atingiu uma residência. Ninguém ficou ferido.

Previsão ainda é de chuva no Litoral Norte

Nesta terça-feira, segue o risco de transtornos associados aos elevados acumulados de chuva. Um sistema de baixa pressão que atuou próximo à costa gaúcha canalizou a umidade do oceano em direção à costa e favoreceu as chuvas intensas sobre o Nordeste gaúcho, especialmente entre a Serra e Litoral Norte.

Na terça-feira (07), o tempo continua instável na metade leste, ainda com condições para chuvas constantes na Serra, Litoral Médio e Norte, região metropolitana de Porto Alegre, região dos Vales e próximo à Lagoa dos Patos. Os volumes tendem a ser mais baixos em comparação ao dia anterior, variando entre 30 e 50 mm em algumas áreas.