PORTO ALEGRE

Carnaval do Porto Seco começa nesta sexta-feira; confira o serviço

A prefeitura da Capital estima que cerca de 20 mil pessoas irão assistir o espetáculo

Os desfiles do Carnaval de Porto Alegre de 2023 serão realizados entre hoje (3) e sábado (4). Pela pista do Complexo Cultural do Porto Seco irão passar 20 escolas dos grupos Ouro e Prata e mais a Tribo Os Comanches.

A prefeitura da Capital estima que cerca de 20 mil pessoas irão assistir o espetáculo. Por noite, o público irá se distribuir da seguinte forma: 5.040 estarão nas arquibancadas, 640 nas frisas e 2,7 mil nos camarotes. Para auxiliar na chegada dos foliões ao local, haverá um esquema especial de transporte coletivo.

Também será possível assistir o carnaval de casa. Os desfiles das escolas terão transmissões ao vivo pelos canais do YouTube da Prefeitura de Porto Alegre ou Cubo Play, e também pelos canais abertos de televisão TVE e TV Brasil. 

O YouTube da Prefeitura, a plataforma Cubo Play e a TVE transmitirão todos os desfiles, que na sexta-feira se inicia às 20h e no sábado, às 19h20. Já pela TV Brasil será possível acompanhar as escolas da Série Ouro, a partir da meia-noite de sexta e sábado.

Para quem preferir ver o carnaval presencialmente, a prefeitura divulgou o serviço para auxiliar os cidadãos que forem ao local.

Confira o serviço

Abertura dos portões

A abertura dos portões no Porto Seco será às 16h. Para acessar o local é preciso estar com o ingresso em mãos. Às 18h50, o bloco do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) abre a avenida do samba. O bloco da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desfila nos dois dias às 23h10 e às 3h10.

Como funciona o acesso

O Complexo Cultural tem dois portões de entrada. Dentro do espaço é preciso identificar um dos oito acessos que levam às arquibancadas, frisas e camarotes. Os tickets valem apenas para uma vez, portanto, não é possível sair e retornar.

Objetos

Não será permitida a entrada de guarda-chuva. Sombrinhas pequenas estão liberadas. Não é permitido entrar com objetos cortantes, como garrafas de vidro, latas de alumínio, sinalizadores e fogos de artifício.

Crianças e adolescentes

A entrada de crianças menores de 6 anos é permitida. Até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Uma unidade do Juizado da Infância e da Adolescência estará de plantão no sambódromo, juntamente com o Conselho Tutelar.

Alimentos e bebidas

Nas arquibancadas, frisas e camarotes é proibido entrar com coolers ou isopor. As bebidas serão permitidas em embalagens plásticas com até 500 ml, dois vasilhames por pessoa. Serão permitidos água, suco, refrigerante e cerveja, desde que não estejam em garrafas ou latinhas. Também só podem entrar dois itens de alimentação (frutas, salgados ou sanduíches) por pessoa.

Alimentação

Em todos os setores do Porto Seco haverá food trucks para alimentação, com cardápio variado, desde hamburguers, pizzas, cachorros-quentes e bebidas. No espaço Camarote Bar – com capacidade para 600 pessoas – terá roda de samba com o Grupo do Cazulo nos intervalos das apresentações das escolas de samba. É possível fazer os pedidos de alimentação adiantados pelo site do Sympla e retirar no sambódromo.

Estacionamento

Para quem vai de carro, uma das alternativas pode ser o estacionamento localizado na rua Hermes de Souza. O espaço ficará aberto ao público a partir das 16h até o término dos desfiles. O valor é R$ 20.

Arte: Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação