Fique atento

Banco Central alerta para golpes sobre Valores a Receber

Golpistas se aproveitam para obter informações bancárias de clientes que podem ter dinheiro esquecido em banco

Os brasileiros querem saber se há valores a receber no sistema do Banco Central. A ferramenta permite ver se há dinheiro esquecido por clientes de instituições financeiras. Será possível receber valores também de parentes já falecidos. Mas os golpistas, como sempre, querem se aproveitar da situação para roubar dados.

A tática da vez envolve um site que alimenta a esperança das pessoas de fazer a consulta. No entanto, trata-se de um golpe.

A reportagem tentou acessar um desses links, mas ele apresentou uma tela de erro. Por isso mesmo é preciso cuidado: essa “página de erro” pode mascarar algum tipo de malware que pode contaminar os dispositivos, levando a descoberta e posterior roubo de senhas de bancos e cartões de crédito.

A consulta só pode ser feita no site https://valoresareceber.bcb.gov.br. Nenhum outro link faz intermediação, redirecionamento ou até mesmo verificação de valores a receber.

Além da consulta, é possível saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas físicas e jurídicas, incluindo herdeiros e representantes legais de pessoas falecidas.