AEDES AEGYPTI

Bairro de Porto Alegre passa por nova aplicação de inseticida contra mosquito da dengue

Nesta semana, duas operações para aplicação de inseticida foram realizadas nos bairros da Zona Leste

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre) realiza desde às 9h desta segunda-feira (13) uma nova operação para aplicar inseticida em parte da Vila São José, na Zona Leste da Capital. O objetivo é diminuir a quantidade de mosquitos Aedes aegypti adultos na região, reduzindo, desta forma, o risco de transmissão do vírus da dengue entre residentes do bairro.

Atuam no local técnicos da Vigilância em Saúde, acompanhados por profissionais da empresa terceirizada contratada pela prefeitura para aplicação do inseticida, além de agentes de combate a endemias. Estes estão identificados com coletes e crachás da SMS.

Recebem o inseticida trechos de seis ruas: Ernesto Araújo, Pereira Ibiapina, Beco E Vila Vargas, Martins de Lima, Vidal de Negreiros e Guarani. A rua Ernesto Araújo, na altura do número 95, é o ponto de encontro e de partida da operação.

Casos confirmados

De acordo com dados da vigilância epidemiológica da SMS, até a manhã desta sexta-feira (10), há 29 casos confirmados de dengue na cidade. Destes, 14 são importados de outras cidades (pacientes com histórico de viagem) e 15 autóctones – contraídos em Porto Alegre. 

Desses 15, dez são de pacientes que residem na zona Leste, mais especificamente nos bairros Vila São José e Vila João Pessoa. Nesta semana, duas operações para aplicação de inseticida foram realizadas nos bairros. 

Sintomas

Pessoas que apresentem sintomas compatíveis com a dengue – febre alta (a partir de 38º), acompanhada de dor de cabeça e dor no corpo ou náuseas e vômitos – devem buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima da sua residência. Não é recomendada automedicação, pois alguns medicamentos podem agravar o quadro clínico do paciente. Dengue é uma doença séria, que pode apresentar quadros brancos ou graves e até levar a óbito.