Dez anos de obras

Avenida Severo Dullius deve ser parcialmente liberada em abril

Obra de prolongamento da avenida Severo Dullius começou em junho de 2013. O custo estimado é de R$ 85 milhões.

Crédito: Mateus Raugust/PMPA

A ampliação da avenida Severo Dullius, na zona norte de Porto Alegre, deve ser parcialmente liberada em abril. A projeção foi divulgada nesta sexta-feira (3), pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), durante vistoria no canteiro. O prolongamento era uma das Obras da Copa de 2014. Já se passaram três Copas do Mundo (Brasil, Rússia e Catar) e a ampliação está 90% pronta.

O trecho que deve ser liberado é o entre a rua Dona Alzira, que fica na lateral do BIG, e a rua Sérgio Jungblut Dieterich, onde estão instaladas outras empresas. A outra parte restante ainda não tem prazo para ser liberada ao trânsito. Nela, está sendo construída uma ponte sobre um arroio onde ficava, anteriormente, a avenida Dique.

No discurso, o prefeito de Porto Alegre disse que pretende entregar a avenida “o mais rápido possível”, mas não se comprometeu com prazos. “Essa obra é essencial para o desenvolvimento da cidade e, principalmente, para a zona norte. Vai facilitar o fluxo de veículos e retirar mais de 30% do tráfego da Sertório, que é uma via esgotada. Nossos esforços continuam para entregar a Severo Dullius o mais rápido possível”, afirmou.

Pelo projeto, a avenida terá mais 1,9 quilômetro desde a rua Lenea Gaelzer, na região do aeroporto Salgado Filho, até a avenida Sertório, no bairro Sarandi. As máquinas entraram no canteiro em junho de 2013, na época da Copa das Confederações.

O custo estimado é de R$ 85 milhões. A obra já está na terceira gestão: foi iniciada por José Fortunati (2013-2016), que tinha Melo como vice; passou pelo comando de Nelson Marchezan (2017-2020) e, agora está com Melo (2021-).