Reforço

Após onda de homicídios, Canoas terá mais 40 guardas municipais

Todos estes candidatos aprovados na prova teórica, nos testes físicos e no exame psicológico serão convocados e realizarão o curso preparatório.

Crédito: Alisson Moura / Prefeitura de Canoas

A Prefeitura de Canoas decidiu chamar 40 aprovados no concurso de guarda municipal. O município da região metropolitana viu uma escalada nos casos de violência, em especial as execuções. O motivo, segundo a polícia seria uma disputa de traficantes por pontos de venda de drogas.

Conforme a administração do município, são 54 aprovados no Concurso Público da Guarda Municipal, realizado em 2021. Todos estes candidatos aprovados na prova teórica, nos testes físicos e no exame psicológico serão convocados e realizarão o curso preparatório.

Após concluírem essas etapas, os 40 primeiros serão chamados. Caso haja desistência ou falta de critério, os próximos da lista serão acionados até a totalização do quadro.

Conforme o prefeito em exercício, Nedy Marques (Avante), a assinatura do chamamento é o primeiro passo para auxiliar na segurança do município. “Neste momento, estes guardas com certeza auxiliarão a Prefeitura e a população a ter mais segurança”, afirmou.

Além disso, o Estado do Rio Grande do Sul cederá a utilização de câmeras de segurança para o cercamento eletrônico do município. Serão 18 kits de ponto de coleta, além de uma sala de comando e controle.

As câmeras de segurança já estão instaladas em ruas do município e, a partir da assinatura do termo de cessão de uso, passarão para o município realizar as manutenções de links de acesso às imagens e a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.

Canoas teve o prefeito eleito afastado por decisão judicial. Jairo Jorge (PSD) é investigado em uma operação por suposta fraude em contratações diretas, com dispensa de licitações, promovidas pela prefeitura de Canoas a partir de janeiro de 2021. Na “Operação Copa Livre”, são investigadas empresas que atuam na área da saúde do município.