Trânsito

FreeWay e ERS-040 têm pontos de lentidão na volta da praia

A volta da praia vai ser antecipada por milhares de motoristas gaúchos. A estimativa é que ao menos 47 mil veículos passem em direção à região metropolitana nesta segunda-feira (20) pela FreeWay. Na ERS-040, são esperados mais de 20 mil veículos. Confira a situação das rodovias ao longo do texto.

Na tarde desta segunda-feira, a movimentação de saída do Litoral Norte é acentuada, mas sem ocorrências. Não há registro de acidentes, nem de pontos de congestionamento.

Os motoristas enfrentam filas na ERS-407, na saída de Xangri-lá; e na ERS-786, no acesso para a Estrada do Mar. Também há ponto de lentidão no entroncamento da ERS-030 com a ERS-389, em Osório.

Na FreeWay, o fluxo de veículos é intenso e com pontos de lentidão. Há um acidente em atendimento no quilômetro 29 da rodovia, o que gera o bloqueio de uma faixa. Lentidão se estende desde o quilômetro 19, no pedágio de Santo Antônio da Patrulha, até a passagem pelo acidente.

Conforme a CCR ViaSul, passam entre 60 a 70 carros por minuto nos pedágios de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha. Projeção é que o tráfego siga intenso entre as 16h até as 23h. Já passaram 40 mil veículo em Santo Antônio da Patrulha e 34 mil em Gravataí.

Na ERS-040, há pontos de lentidão no trecho de Túnel Verde. Mas o pior trecho é entre Capivari do Sul e Viamão. Motoristas enfrentam vários pontos de lentidão desde a parada 146 até chegar na parada 87, em Águas Claras. Embora mais movimentada e distante, FreeWay é opção.

Motoristas devem ter atenção redobrada

A chuva que atinge a região metropolitana na tarde desta segunda-feira de Carnaval pode ser um complicador na volta da praia. Os motoristas devem ficar atentos a possíveis pontos de acúmulo de água, o que pode levar a aquaplanagem. Medidas preventivas e de segurança devem ser tomadas, em especial, manter uma distância maior do veículo da frente.