COMUNICADO

Vigilância em Saúde de Caxias alerta sobre aumento da presença de morcegos na cidade

Neste ano, Vigilância capturou 18 morcegos que estavam fora de seu hábitat natural ou em situação anormal em Caxias do Sul.

Foto: Divulgação/Seapdr

A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul está alertando a população para o aumento da circulação de morcegos, comum nessa época do ano.

“Diante do aumento da circulação de morcegos neste período do ano, a Secretaria Municipal da Saúde alerta a população para que evite tocar nesses animais, que são transmissores do vírus da raiva”, disse a Prefeitura de Caxias do Sul em comunicado.

“Embora não haja registro de casos da doença em humanos desde a década de 1980 no Rio Grande do Sul, os cuidados devem ser mantidos e evitar o contato com morcegos é um deles”, completou a prefeitura.

O médico veterinário Rogério Poletto, diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, explica que os morcegos são mamíferos cuja atividade aumenta na primavera e no verão.

Por isso, eles se tornam mais visíveis nesta época do ano. Neste ano, Vigilância capturou 18 morcegos que estavam fora de seu hábitat natural ou em situação anormal, como caídos em ruas ou pátios, dentro de residências ou que tiveram contato com pessoas ou cães e gatos (caçados por esses animais).

Segundo a prefeitura, todos os morcegos foram encaminhados ao Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, em Eldorado do Sul, laboratório estadual referência em raiva.

Em todo o ano passado foram capturados 63 morcegos nessas condições e, em 2021, 36. Em 2022 houve a confirmação de um caso de raiva em morcegos e, em 2023, até o momento, nenhuma confirmação dentre as seis amostras que o laboratório já analisou.

A Vigilância Epidemiológica orienta, ainda, que pessoas que tiverem qualquer contato com morcegos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para tratamento preventivo contra a doença.

“O risco de transmissão da raiva pelo morcego e por outros animais silvestres é sempre elevado, por isso, qualquer contato com morcegos ou mordeduras de outros animais deve ser notificado a uma UBS imediatamente”, ressaltou a prefeitura.

Para orientações gerais, o contato é via Alô Caxias (156) ou contate a Vigilância Ambiental em Saúde pelo telefone 3901-2503.