GRATUITO

Universidade implanta primeiro Ambulatório da Saúde do Adolescente no norte do RS

O Ambulatório da Saúde do Adolescente vai atender exclusivamente quem tem entre 10 e 18 anos, podendo ser estendido até os 20 anos.

Atendimento será realizado por professores e acadêmicos da Escola de Medicina da universidade. Foto: Divulgação/UPF

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idades entre dez e 19 anos.

Metade desses problemas tem início aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada, nem tratada, o que pode resultar em desfechos trágicos, como o suicídio, terceira principal causa de morte entre adolescentes.

Atenta à importância do cuidado com a saúde física e mental dessa faixa etária, a UPF (Universidade de Passo Fundo) inaugurou em fevereiro um espaço exclusivo para esse tipo de atendimento médico.

O Ambulatório da Saúde do Adolescente vai atender exclusivamente quem tem entre 10 e 18 anos, podendo ser estendido até os 20 anos, quando necessário. A unidade funcionará dentro do Ambulatório Central, localizado junto ao Hospital São Vicente de Paulo. Até então, os atendimentos a esse público eram feitos pelo Ambulatório de Pediatria.

O serviço será liderado pelo pediatra e coordenador das disciplinas de Saúde da Criança e Saúde do Adolescente da Escola de Medicina, Marcos Dalla Lana, e os adolescentes serão acolhidos por alunos do sétimo e oitavo semestres.

Segundo o médico, a ideia é atuar em uma fase da vida que é de extrema importância, especialmente pelas transformações e descobertas.

“É nesse período que se estabelece o desenvolvimento de habilidades, hábitos e perfis de comportamento que vão perdurar por toda a vida, sejam eles sociais, alimentares, de atividade física ou de estudo. É o período da vida em que o indivíduo praticamente define quem vai ser, mas que curiosamente recebe pouca atenção, tanto por parte dos pais e cuidadores quanto especializada”, explica Dalla Lana.

Como buscar atendimento

Os atendimentos no Ambulatório da Saúde do Adolescente, assim como os demais atendimentos do Ambulatório Central, são gratuitos para a população de Passo Fundo.

O agendamento das consultas é realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone (54) 3316-8560. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h.